De olho no mercado

O Vasco da Gama vive altos e baixos no Brasileirão Série A, mas ainda sonha com uma vaga na Libertadores de 2026. Apesar disso, com a temporada se aproximando do fim, a diretoria Cruz-maltina já voltou atenções para a próxima janela de transferências.

Além de buscar reforços, o clube também avalia saídas e a situação de jogadores emprestados. Entre eles está Maicon, atualmente cedido ao Coritiba. O defensor conquistou o acesso para a elite do futebol nacional neste sábado (15), após o empate em 0 a 0 com o Athletic, pela 37ª rodada da Série B.

Futuro definido para 2026

A permanência de Maicon no Vasco não irá acontecer. O contrato do jogador com o clube carioca se encerra neste ano e o zagueiro está fora dos planos para 2026.

A decisão já foi comunicada internamente, e o atleta, de 37 anos, deve permanecer no Coritiba, que sinalizou interesse em mantê-lo após a campanha de acesso. Assim, o zagueiro deixará o Vasco de forma gratuita.

Maicon chegou ao Vasco em 2023, após rescindir contrato com o Santos. O jogador teve momentos de importância no elenco, mas o rendimento caiu e passou a ser alvo de críticas da torcida. Ao todo, disputou 55 partidas, somou 4.372 minutos em campo e marcou um gol pelo clube carioca.

PR – CURITIBA – 19/10/2025 – BRASILEIRO B 2025, CORITIBA X ATHLETICO-PR – Maicon jogador do Coritiba durante partida contra o Athletico-PR no estadio Couto Pereira pelo campeonato Brasileiro B 2025. Foto: Luis Garcia/AGIF

No Coxa, o zagueiro recuperou espaço, tornou-se peça relevante da defesa e participou de 32 partidas nesta temporada, contribuindo com um gol e uma assistência na campanha do acesso para a Série A.

Opinião do Antenados no Futebol

A saída de Maicon já era esperada. Com contrato até o fim de 2025 e emprestado ao Coritiba, o zagueiro já não fazia parte dos planos do Vasco há algum tempo. Aos 37 anos, o jogador encerra seu ciclo no clube e a decisão da diretoria é coerente com o planejamento para 2026.