Roger Machado deseja conquistas pesadas

O Internacional começou a temporada bem, conquistando o título do Campeonato Gaúcho. A taça voltou ao Beira-Rio após oito anos. No entanto, o torcedor colorado sente a falta de um troféu de expressão, como do Brasileirão, Copa do Brasil, ou de competições continentais.

Fora o Gauchão, a última grande conquista do Clube do Povo foi a Libertadores da América, em 2010. De lá para cá, foram sete títulos regionais, mas nenhum em nível nacional ou continental, o que incomoda os adeptos do time porto-alegrense.

Na última sexta-feira (18), o técnico Roger Machado completou um ano no comando da equipe. Foi o treinador o encarregado de montar o elenco que conquistou o estadual deste ano, mas as cobranças dos torcedores e da imprensa seguem firmes.

Em entrevista ao jornalista Jairo Winck, no canal de Fabiano Baldasso, o técnico admitiu que a falta de títulos importantes nos últimos anos tem peso em seu trabalho. No entanto, ressaltou que os tempos não são mais os de antigamente e o processo exige tempo e construção.

“Eu penso que, diferente da minha geração, tu não vai formar times campeões em uma temporada; tu vai ter que construí-los. Isso está ligado a planejamento, ligado à capacidade financeira, mas não conquistar por muito tempo, sem dúvida, pressiona o trabalho”, explicou.

Em 2025, Roger Machado conquistou o Gauchão pelo Internacional. Foto: Marlon Costa/AGIF

Motivação

Roger Machado trabalha para que o Internacional levante uma taça de peso ainda nesta temporada. O comandante do Clube do Povo afirmou que isso deve servir de motivação e diz que fez isso durante o Gauchão 2025: “Nos meus pensamentos, deitado à noite na cama, ‘imagina vencer o campeonato regional, que há muito tempo não se conquista, e entrar na história do clube’. Mesmo se sentindo pressionado, foi um elemento de muita motivação que impulsionou todos na direção do título”, contou.

Chances de título em 2025

O título do Campeonato Brasileiro é pouco provável, já que o Colorado está na 14ª colocação, com 16 pontos a menos que o líder Cruzeiro. No entanto, a equipe segue viva nos mata-matas. Nas oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores, o Inter irá enfrentar Fluminense e Flamengo, respectivamente.