O técnico Fernando Diniz tem destacado o potencial do atacante Rayan, afirmando, em tom de brincadeira, ter valorizado o jogador em mais de 30 milhões de euros para o Vasco. O treinador tem sido um fator no desenvolvimento do atleta e elogiou publicamente as características do camisa 77 após a vitória no Castelão, chegando a defender a convocação de Rayan para a Seleção Brasileira.
“O Rayan, muito claramente, para mim é um jogador muito diferente. Considero ele talvez o atacante mais completo do futebol brasileiro. É um jogador que consegue jogar dos dois lados do campo, consegue jogar de 10 e consegue jogar de 9 com a mesma desenvoltura. É um jogador grande, canhoto, rápido, jovem, é um jogador que não precisa tomar distância da bola para chutar e chuta de qualquer distância a bola no gol. Tem muita intimidade com o gol”, declarou Diniz.
Destaque em 2025
Em meados do ano, o treinador aconselhou a diretoria a não negociar Rayan, apostando em sua maior valorização através da performance no clube carioca. Nesta temporada, o atacante participou de 45 jogos (40 como titular), com 15 gols marcados e uma assistência.

Rayan jogador do Vasco durante partida contra o Flamengo -Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
O jovem tem contrato com o CRVG até dezembro de 2026, com cláusula de renovação automática por mais um ano, estendendo o vínculo até dezembro de 2027. O clube negocia a ampliação do contrato para, no mínimo, 2028, o que também resultaria em aumento da multa rescisória.
Venda só no meio do ano que vem
A diretoria vascaína planeja manter o jogador na próxima janela de transferências, mas reconhece a dificuldade da tarefa, especialmente se Rayan for convocado para a Seleção Brasileira na próxima Data Fifa, o que deve intensificar o interesse de clubes europeus.

Veja também
Pedrinho prepara oferta milionária para ter Helinho, do Toluca-MEX, no Vasco em 2026
O Cruzmaltino está montando uma estratégia para tentar manter o atacante até a próxima janela de verão europeu, em meados do próximo ano. A direção e Fernando Diniz têm mantido diálogo constante com a família e o estafe do jogador. Há um entendimento interno de que as propostas na janela de janeiro tendem a ser menores, pois é um período de menor investimento dos grandes clubes. Informação do perfil Fanático Vascaíno.
Todas as partes envolvidas consideram que Rayan possui potencial para atuar em equipes de alto nível na Europa. Por isso, o jogador de 19 anos está sendo preparado no Vasco para buscar grandes centros a partir de 2026. A meta é que apenas propostas dos principais centros europeus sejam consideradas, sem pressa para a negociação, com o objetivo de que Rayan se estabeleça e evite um retorno prematuro ao Brasil.




