Flamengo

Zico faz alerta forte ao Flamengo e projeta 2026 desafiador

Maior ídolo do Flamengo acendeu alerta para 2026

Zico, maior ídolo do Flamengo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Zico, maior ídolo do Flamengo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Pressão no Flamengo aumenta

Após uma temporada histórica em 2025, o Flamengo inicia o planejamento para 2026 cercado de expectativas. Campeão do Brasileirão, da Libertadores, do Campeonato Carioca e da Supercopa, o clube entra no novo ano como o principal alvo do futebol sul-americano.

Nesse contexto, Zico, maior ídolo da história rubro-negra, fez um alerta direto ao elenco e à comissão técnica. Segundo ele, o maior desafio não será técnico, mas mental: sustentar o nível após tantas conquistas e lidar com adversários ainda mais motivados.

Ao relembrar sua própria trajetória, o Galinho citou os anos 80 como exemplo. “Eu costumo dizer que o ano mais difícil para nós foi 1982. A gente vinha de todas aquelas conquistas: Carioca, Libertadores, Mundial. Tínhamos sido eliminados no Brasileiro, que era disputado no primeiro semestre”, afirmou em entrevista ao GE.

PUBLICIDADE

Na sequência, Zico explicou que o elenco daquela época precisou mudar a mentalidade para não cair na acomodação. “Quando a gente se juntou em 82, falamos: ‘esse ano os caras vão vir com faca nos dentes contra nós’. Então era necessário melhorar, evoluir e crescer ainda mais”, destacou.

Portanto, o ídolo reforçou que o Flamengo atual vive situação semelhante. “Contra o Flamengo é diferente. Todo mundo quer ganhar, todo mundo vem de maneira especial. O plantel precisa estar preparado, porque as dificuldades vão ser maiores”, completou.

Lições do passado para o presente

Ainda segundo Zico, o exemplo de 1982 mostra que é possível manter o alto nível. “Naquele ano, logo no primeiro semestre, ganhamos o Brasileiro. Era tudo de virada. Diziam que estávamos mortos ou soberbos, mas ninguém deixou isso acontecer”, relembrou.

PUBLICIDADE

Por fim, o ex-camisa 10 destacou que o sucesso depende da capacidade de manter a fome por títulos. “Foi um ano maravilhoso porque a gente não deixou a soberba entrar”, concluiu.

Os desafios do Flamengo em 2026

Aliás, o calendário promete ser intenso. Em 2026, o Flamengo disputará Supercopa, Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Zico, Romário e Cafu analisam Seleção Brasileira de Ancelotti: “Time mais comprometido”

Veja também

Além disso, o clube ainda pode competir no Derby das Américas, Copa Challenger e Mundial, chegando à possibilidade de até nove títulos na temporada. O primeiro desafio será o estadual, onde o Rubro-Negro precisará começar forte para impor seu ritmo desde o início.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Renato Gaúcho comenta sobre futuro e anima Grêmio
Mercado da Bola

Renato Gaúcho comenta sobre futuro e anima Grêmio

Torcida do Palmeiras quer saída de Emiliano Martínez
Mercado da Bola

Torcida do Palmeiras quer saída de Emiliano Martínez

Mariza se despede do Corinthians rumo ao futebol mexicano: “A gente se vê em breve”
Futebol Feminino

Mariza se despede do Corinthians rumo ao futebol mexicano: “A gente se vê em breve”

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo