Flamengo

Varela ‘cutuca’ e revela que Tite no Flamengo quase o afastou da Seleção Uruguaia: “Quase fiquei fora”

Lateral uruguaio revela que liberdade ofensiva mudou sua atuação e quase garantiu vaga na Copa América

RJ – RIO DE JANEIRO – 20/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLAMENGO X FLUMINENSE – Varela jogador do Flamengo durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
© Thiago Ribeiro/AGIFRJ – RIO DE JANEIRO – 20/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLAMENGO X FLUMINENSE – Varela jogador do Flamengo durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Varela comenta experiência com Tite no Flamengo

O período de Tite no comando do Flamengo parece não despertar boas lembranças dentro do clube, e uma declaração recente do lateral Guillermo Varela reforça essa percepção. Em entrevista à TV da Associação Uruguaia de Futebol, o jogador comentou sobre a influência do ex-treinador em sua carreira.

Entre 2023 e 2024, Varela participou de 41 partidas pelo Rubro-Negro, sendo titular em 35 delas, e marcou apenas um gol. Durante esse período, também conquistou um Campeonato Carioca, mas garante que a experiência com Tite teve pontos que quase comprometeram seu desempenho na seleção uruguaia.

Impacto na seleção uruguaia

“Sim, tem me ajudado, porque eu quase fiquei fora da Copa América. E uma das razões era que eu, com outro treinador, ele priorizava que eu ficasse na defesa, que não subisse por fora”, relatou Varela. O lateral destacou que a postura do antigo técnico limitava seu estilo de jogo ofensivo, essencial para seu rendimento na seleção.

PUBLICIDADE

“E Marcelo foi uma das pessoas que me disse: ‘não está atacando, eu preciso de laterais que ataquem. E se você não me entrega o que a mim mais me enche os olhos, mais me deixa feliz em um lateral, para que vou te levar (para a seleção)?’”, acrescentou, ressaltando a importância de ter liberdade para jogar de acordo com suas características.

Liberdade para atacar

O jogador afirmou que a mudança de abordagem trouxe mais confiança e satisfação dentro de campo. “Isso que mudou com ele, um treinador que tem a ideia e me deixa fazer o que eu gosto de fazer, também, prefiro mil vezes atacar do que defender. E está sendo assim, acredito que todos estamos felizes”, completou.

Varela deixou claro que se sente mais à vontade em seu atual estilo de jogo, que privilegia a ofensividade e a capacidade de apoiar o ataque, algo que considera essencial para um lateral moderno.

PUBLICIDADE
Jorginho sente a coxa nos treinos e vira dúvida no Flamengo para enfrentar o Grêmio

Veja também

O uruguaio ainda comentou sobre como essas mudanças refletem em seu desempenho e motivação, mostrando que a liberdade tática influencia diretamente nos resultados da equipe.

Com as lembranças de Tite e a valorização de seu estilo, Varela projeta seguir evoluindo e contribuindo tanto no clube quanto na seleção, destacando a importância de treinadores que compreendam o perfil de cada atleta.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Palermo confirma interesse, mas afirma não ter recebido proposta do Remo
Mercado da Bola

Palermo confirma interesse, mas afirma não ter recebido proposta do Remo

Vasco elimina Fluminense, e Diniz comprova autoridade em jogos grandes
Copa do Brasil

Vasco elimina Fluminense, e Diniz comprova autoridade em jogos grandes

Rayan contribui com pênalti decisivo e Vasco segue para final
Copa do Brasil

Rayan contribui com pênalti decisivo e Vasco segue para final

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo