Fluminense SAF está perto de acontecer
O Fluminense vive o processo para implementar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para gerir o futebol do clube. No ano passado, o presidente Mário Bittencourt já havia confirmado que o Tricolor estava no mercado em busca de investidores, em parceria com o banco BTG Pactual.
Recentemente, foi revelado que André Esteves, dono do BTG, vai ser um dos investidores dispostos a comprar o futebol do Fluminense. Mas o banqueiro não será o único — de acordo com reportagem do Globo Esporte, um grupo com 15 tricolores milionários pretende criar um fundo para comprar a SAF do Time de Guerreiros.
Modelo da SAF foi definido
Segundo a matéria, o modelo foi definido pelos 15 investidores — o grupo em questão vai adquirir as cotas da empresa criada, com o fundo sendo o acionista majoritário da SAF e o associativo do clube ficando com a parte minoritária.
Como informado pelo colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, Thiago De Luca (diretor-geral da Frescatto), José Zitelmann (co-fundador do Absoluto Partners) e membros da família Almeida Braga (Icatu Seguros) farão parte do grupo dos 15 investidores, além do próprio André Esteves.
A publicação do GE acrescenta que a diretoria do Fluminense tem participado da transição e, ao que tudo indica, Mário Bittencourt deve sim ganhar um cargo de gestão na SAF — possivelmente como CEO.

Mário Bittencourt ajudou a conduzir o processo de implementação da SAF no Fluminense. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Promessa de mudanças no Fluminense
Dentre as novidades propostas pelo grupo responsável por gerir a SAF no futuro, estão o alto investimento na estrutura de Xerém e no futebol feminino, além obviamente do time profissional masculino. A ideia é ter uma folha salarial grande, entre as maiores do futebol brasileiro, mas com um projeto esportivo sólido.
No entanto, tudo ainda depende da aprovação do Conselho Deliberativo do Fluminense e dos sócios do clube. Vale pontuar que 2025 é ano de eleição no clube e Mário Bittencourt deve lançar Mattheus Montenegro como candidato da situação. Na oposição, o nome mais conhecido é o de Celso Barros, ex-presidente da Unimed.

Veja também
Renato Gaúcho é informado sobre presença de Neymar em Santos x Fluminense na estreia de Vojvoda




