Internacional anuncia Paulo Pezzolano como novo treinador
O Internacional apresentou nesta sexta-feira (19) Paulo Pezzolano como o novo comandante do clube. Ao lado do diretor técnico Abel Braga e do presidente Alessandro Barcellos, o uruguaio falou sobre sua chegada e destacou que os jogadores precisam ter consciência de que “estão na melhor equipe do mundo”.
Pezzolano assinou contrato de uma temporada e inicia sua segunda experiência no futebol brasileiro. O técnico ressaltou o orgulho de ter sido o “plano B” de Tite, sendo cogitado em outros clubes antes de aceitar o desafio no Colorado.
“Ser a segunda opção para o Tite, um cara como eu, de 42 anos, é um orgulho. Um cara que foi campeão do mundo. É um orgulho. Tinham outros clubes, de outros países e do Brasil, e fui a opção B a Tite em outro clube também. Um orgulho. E como não vou aceitar o Inter? Tinha propostas na Europa, mas um time grande como o Inter, é impossível dizer não.”
Expectativa e postura exigida dos jogadores
O treinador uruguaio não detalhou os pontos fortes do elenco, mas demonstrou confiança no plantel do Inter e pediu humildade e dedicação total aos atletas.
“Gosto de jogadores humildes, com muita gana, que sabem onde estão: na melhor equipe do mundo. E quando vestem esta camisa, quando entram no CT ou no campo, temos que dar 100%. Essa é a característica fundamental. Humildade e no dia a dia a chegar a 100%.”

Paulo Pezzolano, Manager of Watford, looks on during the Sky Bet Championship match between Charlton Athletic and Watford at The Valley on August 09, 2025 in London, England. (Photo by James Fearn/Getty Images)
Pezzolano destacou que o foco será extrair o máximo de cada jogador, reforçando a importância da preparação física e mental. “O Inter tem um bom plantel, um bom time, o que tem que fazer é tirar 100% de cada um. Ser um time forte mentalmente, fisicamente e prepará-los bem. Sou de característica, não sou de falar que quero um jogador, é característica do que eu acho que podemos melhorar no plantel. Mas estou convencido que temos um grande time, por isso estou aqui.”

Veja também
Internacional surpreende e encaminha venda de Ricardo Mathias ao Al-Ahly
Comissão técnica e visão de jogo
O técnico chegará ao Colorado com sua comissão formada por três auxiliares, preparador físico e analista de desempenho. Pezzolano prefere que as ideias sejam demonstradas em campo, com intensidade e fome de vitória, mais do que palavras.
“O mais importante é ver um time que a torcida se identifique. Um time com muita intensidade, com fome em cada jogo. Eu posso falar agora coisas lindas que vão agradar a todos, mas eu quero que vocês vejam, desde o primeiro jogo, as ideias dentro do campo. O mais importante é a fome, a garra, o 100% e demonstrar que queremos os três pontos cada jogo. Eu gosto que o campo fale. Estou com muita vontade de começar, agora quando vi o estádio, no primeiro jogo quero ver toda a torcida aí dentro, é impressionante e estou muito feliz. E, Deus queira que possamos marcar uma página muito boa para a história do Inter.”
Opinião da redação do Antenados no Futebol
A chegada de Pezzolano ao Internacional sinaliza uma aposta em intensidade e renovação de mentalidade, sem grandes promessas individuais. O técnico traz experiência internacional e uma visão prática de trabalho, enfatizando disciplina e comprometimento. Para o Inter, é um movimento que combina expectativa de resultados imediatos com construção de identidade dentro de campo.




