Anúncio oficial do novo comandante
O Internacional anunciou, nesta quinta-feira (18), a contratação de Paulo Pezzolano como novo treinador do clube. O técnico uruguaio de 42 anos assinou contrato com o Colorado até dezembro de 2026 e passa a ser o responsável por conduzir o projeto esportivo da equipe gaúcha nas próximas temporadas.
O clube oficializou o acerto por meio das redes sociais e destacou o histórico do treinador no futebol brasileiro e internacional. “Paulo Pezzolano é o novo comandante colorado! O uruguaio de 42 anos assina contrato com o Clube do Povo até dezembro de 2026. No Brasil, o treinador já trabalhou no Cruzeiro, além de experiências no futebol espanhol e inglês. Seja bem-vindo, Papa!”, publicou o Inter.
Trajetória e apresentação no Inter
Paulo Pezzolano será apresentado oficialmente nos próximos dias e se juntará ao elenco na reapresentação marcada para 3 de janeiro, quando o grupo inicia a preparação para a temporada de 2026. O treinador chega ao Beira-Rio com passagens por Torque e Liverpool, ambos do Uruguai, além do Pachuca, do México.
Livre no mercado desde outubro, quando deixou o Watford, da Inglaterra, Pezzolano entrou na mira do Internacional após Tite, considerado o principal alvo da direção, confirmar acordo com o Cruzeiro. A partir disso, o clube gaúcho voltou ao mercado e aprofundou as conversas com o uruguaio, que acabou sendo o escolhido.
Experiência no Brasil e leitura do calendário
Este será o segundo trabalho de Paulo Pezzolano no futebol brasileiro. Entre 2022 e 2023, ele comandou o Cruzeiro e teve papel importante na reconstrução do clube, incluindo a campanha que resultou no acesso à Série A. Além disso, o treinador acumulou experiências recentes no Valladolid e no próprio Watford.

MG – SETE LAGOAS – 11/03/2023 – MINEIRO 2023, CRUZEIRO X AMERICA-MG – Paulo Pezzolano tecnico do Cruzeiro durante partida contra o America-MG no estadio Arena do Jacare pelo campeonato Mineiro 2023. Foto: Gilson Junio/AGIF
Na quarta-feira, antes mesmo do anúncio oficial, Pezzolano já havia confirmado a negociação e demonstrado conhecimento detalhado do calendário nacional. “Amanhã eu vou ao Brasil. Começa em 2 de janeiro a pré-temporada, 8 ou 10 o estadual e no fim de janeiro o Brasileirão. No meio de abril, a Copa do Brasil. Serão sete ou oito jogos por mês e são todos times grandes.”, afirmou o treinador.

Veja também
Internacional nega a venda de Ricardo Mathias para o Al-Ahli, da Arábia Saudita
O uruguaio também revelou que recebeu sondagens de outros mercados antes de acertar com o Internacional. “Me chamaram na Espanha, França e outro país muito forte. Equipes grandes, importantes. Preciso decidir bem”, declarou, reforçando que a escolha pelo Colorado foi feita de forma estratégica dentro de sua carreira.




