Presidente do São Paulo, Julio Casares sofreu derrota no Conselho Deliberativo nesta sexta-feira (16). Em votação realizada para definir sobre o impeachment do mandatário, 188 conselheiros votaram pelo afastamento de Casares. Ao todo, 233 participaram da reunião híbrida, em voto secreto.
Para a ter sido aprovado, era necessário 170 votos, um terço de 254 conselheiro do Tricolor. Aliados do dirigente já haviam aconselhado a renúncia. O presidente, contudo, não quis e agora pode perder seus direitos políticos no clube paulista.
Para que seja de forma definitiva, ainda haverá a votação em Assembleia Geral entre os sócios do clube. Essa votação deve acontece em no máximo 30 dias. Até lá, o vice-presidente Harry Massis Júnior, de 80 anos, assume o cargo de forma imediata.
Torcida protestou contra Casares
A reunião dos conselheiros do São Paulo também ficou marcado por protestos da torcida. As principais organizadas do Soberano apoiavam o impeachment de Casares e reuniram nos arredores da sede social do clube. O movimento não é só contra o presidente, mas também contra atual diretoria.
Além do mandatário, Mara Casares e Douglas Schwartzmann também foram alvos de protestos. Mara é ex-mulher de Julio e ex-diretoria feminina, cultural e de eventos. Já Douglas é ex-diretor adjunto de futebol de base. Ambos tiveram nomes vinculados em polêmicas recentes.

Julio Casares presidente do Sao Paulo antes da partida contra o Flamengo no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Polêmica levou a pedido de impeachment
O São Paulo já vinha enfrentando alguns problemas nos últimos anos. Contudo, o requerimento que iniciou o processo de impeachment veio após informações sobre a exploração clandestina de um camarote do MorumBIS. A reportagem foi feita pelo ge, ainda em dezembro de 2025.
Mara Casares e Douglas Schwartzmann admitiram, em um áudio obtido, que participavam do esquema no show da Shakira, realizado em fevereiro. O Ministério Público também tem inquéritos para apurar o assunto, com um deles sendo para apuração de possível desvio de dinheiro do Tricolor.

Veja também
IA assusta o São Paulo prevendo goleada humilhante para o Corinthians na Neo Química




