O Corinthians ainda não conta com o volante José Martínez, que está na Venezuela tentando reemitir o passaporte venezuelano necessário para voltar ao Brasil e poder atuar com regularização completa no clube para 2026.
O problema começou em meados de 2025, quando o Timão identificou que o documento precisava ser atualizado para permitir inscrição em competições internacionais, como a Libertadores, algo que acabou empurrando o atleta a viajar ao seu país de origem durante as férias para tentar resolver a situação pessoalmente.
José Martínez segue sem conseguir voltar ao Brasil
Enquanto José Martínez permanece por lá, o Timão enviou um cronograma de treinos para que o atleta mantenha preparação física à distância com a temporada prestes a começar.
No entanto, há grande dificuldade do Corinthians em monitorar seu atleta e oferecer suporte técnico durante esse período longe das instalações do CT do Parque São Jorge.
A indefinição do prazo de emissão do passaporte, que pode durar meses, segue atrapalhando o planejamento físico e tático do Timão, que não sabe exatamente quando Martínez poderá se reapresentar e ser reintegrado ao grupo de forma oficial.

José Martínez. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Quando ele volta ao Corinthians?
O clube paulista vinha tentando resolver a situação por meio das embaixadas venezuelanas no Brasil, mas foi informado de que o processo poderia levar até seis meses, o que inviabilizaria o retorno dele a tempo de participar das competições internacionais no início da temporada.
Internamente, a comissão técnica entende que será necessário reavaliar o volante assim que ele retornar, para estruturar um novo plano de recondicionamento físico de acordo com o tempo que ficou afastado do Corinthians.

Veja também
Corinthians não para em Gabriel Paulista e contata o centroavante Andrés Vombergar, alvo do Inter




