Internacional vai tentar ser campeão de 2005?
O assunto voltou à tona. Um grupo de conselheiros do Internacional enviou um requerimento à diretoria pedindo para que haja mobilização na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para o Colorado ser considerado o campeão brasileiro de 2005.
O documento está assinado pelo coordenador do “Movimento Sangue Colorado”, Leonardo Aquino. O advogado considera que até os torcedores do Grêmio “concordam” que o Internacional deveria ser o campeão legítimo daquela edição do Campeonato Brasileiro.
“Ninguém aqui quer que o Internacional seja considerado campeão para fazer festa, para fazer comemoração. A comemoração é no momento, é lá dentro do campo. Agora, seria uma reparação histórica. Seria uma questão de justiça“, disse Aquino, em entrevista à ESPN.
“[…] Até torcedores do nosso tradicional adversário, do Grêmio, dizem que aquilo foi uma barbaridade, que aquilo foi um absurdo, e o campeão legítimo era o Internacional“, afirma o advogado, sobre a iniciativa.
Entenda o motivo da iniciativa
Recentemente, o ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, culpado pela manipulação de resultados no Brasileiro de 2005, participou do documentário “Máfia do Apito”, do canal SporTV, na qual declarou que o verdadeiro campeão deveria ter sido o Internacional.
“Eu mudei o campeão brasileiro. Sem a ‘Máfia do Apito’, a equipe campeã seria o Internacional, o campeão seria o Internacional”, disse Edílson, em trecho da produção. Lembrando que o esquema causou a anulação de 11 jogos do campeonato.

Veja também
Internacional tem Braian Aguirre, Juninho, Gustavo Prado e Clayton Sampaio pendurados contra o Palmeiras
Internacional acabou prejudicado pela anulação de jogos
Na época, o Inter acabou perdendo o título do Brasileiro para o Corinthians por uma diferença de três pontos – 81 a 78. Com a remarcação dos jogos, o Timão ultrapassou o Colorado após somar quatro pontos em partidas que tinha saído derrotado (nos clássicos para São Paulo e Santos). Depois, a equipe paulista segurou a diferença na reta final para sagrar-se campeã.




