Campeonato Gaúcho

Grêmio x Internacional: VAR não viu pênalti de Arthur em Borré na final do Gauchão 2026

O Grêmio derrotou o Internacional pela ida da final do Campeonato Gaúcho e o rival fez reclamações sobre a arbitragem

Jogadores do Gremio e do Internacional discutem com Anderson Daronco durante partida no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Gaucho 2026. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
© Maxi Franzoi/AGIFJogadores do Gremio e do Internacional discutem com Anderson Daronco durante partida no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Gaucho 2026. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

O Grêmio venceu o Internacional por 3 a 0 neste domingo (1). No entanto, o clássico GreNal ficou marcado por diversas reclamações do Colorado. Por isso, nesta segunda-feira (2), a FGF divulgou os áudios do VAR dos lances polêmicos na partida.

Um dos lances mais questionados foi de uma possível cotovelada de Arthur em Borré. Mas o VAR entendeu que não houve pênalti: “Tem um cotovelo muito forte na cabeça, mas ele chuta a bola e está protegendo, recolhendo esse cotovelo, e atinge o Borré. O Borré é que faz o movimento contra o braço dele. Ele está no ar.”

Outra jogada que gerou críticas do Inter foi de uma possível falta de Noriega em Ronaldo. Foi no início do lance que levou ao segundo gol do Grêmio. Para a equipe do VAR, não houve nada: “Checado, gol legal, app (início da jogada) limpo, e a falta é imprudente, uma beliscada com a trava, bem mínima.”

PUBLICIDADE

Rival do Grêmio divulgou nota

Pouco depois da divulgação dos áudios, o Internacional publicou nota sobre o caso. O rival do Grêmio voltou a questionar os critérios da arbitragem do GreNal e afirma que “recebeu com incredulidade” o áudio do lance entre Arthur e Borré. Além disso, o clube diz que solicitou mais informações à Comissão de Arbitragem.

“O Sport Club Internacional manifesta sua profunda preocupação e inconformidade com os critérios aplicados na arbitragem do Gre-Nal, especialmente na aplicação de cartões e nas decisões disciplinares, que destoaram da linha que vinha sendo adotada anteriormente na competição.

O Clube também recebeu com incredulidade o áudio divulgado pela FGF em relação ao lance envolvendo Arthur e Borré, no qual a interpretação apresentada pelo VAR, sob responsabilidade de Daniel Nobre Bins, transfere ao atleta que sofreu a falta a responsabilidade pelo ocorrido. A preocupação se estende, ainda, a outros episódios relevantes da partida que geraram questionamentos.

PUBLICIDADE

Reforçamos a importância de critérios claros, uniformes e coerentes, para que haja equilíbrio e segurança na partida final da competição, preservando a lisura e a integridade do espetáculo. O Departamento de Futebol, em conjunto com o Departamento Jurídico, já solicitou informações adicionais à Comissão de Arbitragem para os devidos esclarecimentos.”

Jose Enamorado jogador do Gremio disputa lance com Ronaldo jogador do Internacional durante partida no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Gaucho 2026. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Jose Enamorado jogador do Gremio disputa lance com Ronaldo jogador do Internacional durante partida no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Gaucho 2026. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol

Há o toque claro entre Arthur e Borré e, mesmo que seja involuntário por parte do jogador do Grêmio, é uma falta. No entanto, o Internacional pedia pela expulsão, o que não foi entendido pelo VAR dessa forma. O lance gera questionamentos, já que há o contato do cotovelo do atleta tricolor com o colombiano.

PUBLICIDADE
Viery é observado por representante do Newcastle-ING durante Grêmio x Internacional na Arena

Veja também

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Viery é observado por representante do Newcastle no Gre-Nal
Mercado da Bola

Viery é observado por representante do Newcastle no Gre-Nal

Grêmio x Internacional: intensidade ofensiva define primeiro clássico da final
Times

Grêmio x Internacional: intensidade ofensiva define primeiro clássico da final

Pavón será lateral na final do Gaúchão
Grêmio

Pavón será lateral na final do Gaúchão

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo