Ex-Tricolor vira assunto
O Bahia tem vivido uma temporada de altos e baixos. Na quarta-feira (10), o clube foi eliminado da Copa do Brasil após perder para o Fluminense por 2 a 0 no jogo de volta das quartas de final.
No entanto, quem vem ganhando destaque foi o ex-jogador da equipe, Thaciano. O jogador teve duas boas passagens pelo Tricolor e foi vendido ao Santos no início deste ano por cerca de R$ 32 milhões, em uma das maiores negociações da história do futebol nordestino. Porém, a situação do meia-atacante no Peixe tem se mostrado bem distante das expectativas criadas.
Situação de Thaciano
Isso porque Thaciano não entra em campo desde 19 de julho, quando o Santos enfrentou o Mirassol pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Desde então o atleta ficou de fora das últimas sete partidas do clube paulista, não sendo relacionado nem para o jogo contra o Fluminense, na estreia do técnico Vojvoda no comando do Peixe, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes dessa sequência sem atuar, Thaciano já enfrentava críticas por parte dos torcedores, que questionavam suas atuações abaixo da média. Além disso, o valor pago pelo Santos pela sua contratação também gerou insatisfação. Com o técnico Pedro Caixinha, o jogador chegou a ganhar mais minutos, sendo testado como centroavante e também atuando pelo lado direito do campo.
No entanto, após a saída do português e a chegada de Cleber Xavier, o jogador continuou sendo escalado nas mesmas funções, mas sem conseguir atingir o desempenho esperado. Durante a pausa do Campeonato Brasileiro, por conta da Copa do Mundo de Clubes, Thaciano recebeu sondagens de clubes da Série A e até da Série B, incluindo o Athletico-PR. No entanto, o Santos decidiu barrar a negociação, acreditando que a antiga comissão técnica não soube aproveitar o potencial do atleta e confiando que Xavier conseguiria extrair o melhor.

SP – SANTOS – 22/01/2025 – PAULISTA 2025, SANTOS X PALMEIRAS – Thaciano jogador do Santos durante aquecimento antes da partida contra o Palmeiras no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Paulista 2025. Foto: Reinaldo Campos/AGIF
Disputa com Neymar
Apesar das tentativas de adaptação, incluindo uma conversa com o técnico Cleber Xavier sobre sua preferência em jogar como segundo atacante ou pelo lado esquerdo, Thaciano perdeu ainda mais espaço no time. Hoje, o Santos conta com o artilheiro Guilherme pela esquerda e Barreal como o principal goleador do time no Campeonato Brasileiro.

Veja também
Ex-técnico do São Paulo, Zubeldía compara Bahia ao Manchester City e destaca Grupo City: “Ceni está por trás”
No setor de segundo atacante, Thaciano disputa posição diretamente com Neymar, titular absoluto. Desde a chegada ao Santos, o atleta disputou 23 partidas, marcou apenas três gols e acumulou 882 minutos em campo.




