Campeonato Carioca

Botafogo x Flamengo: FERJ divulga revisão do VAR em lance polêmico nas quartas do Carioca

Lance do primeiro gol do Flamengo no clássico gerou polêmica com pedidos de falta em cima de jogador do Botafogo

Alex Telles jogador do Botafogo reclama com a arbitragem durante partida contra o Flamengo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
© Thiago RibeiroAlex Telles jogador do Botafogo reclama com a arbitragem durante partida contra o Flamengo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

O Flamengo venceu o Botafogo nas quartas de final do Campeonato Carioca. O clássico aconteceu na casa do rival, mas o Rubro-Negro garantiu a classificação com uma vitória por 1 a 0. No entanto, o jogo ficou marcado por polêmica no primeiro gol, feito por Lucas Paquetá. No início do lance, jogadores do Alvinegro pediram falta de Vitão em Matheus Martins.

Nesta segunda-feira (16), a FERJ divulgou a análise do VAR: “Nada. Escapou de você a bola. Depois o cara (Vitão) não consegue parar. Ele perdeu a bola e depois teve choque. Ele não estava com a bola, a bola passou debaixo da perna dele. Não foi, Alex (Telles). Posso falar com você? A bola passou por baixo da perna dele, e o que vem atrás é choque de jogo” – disse o árbitro Bruno Arleu de Araújo.

O árbitro de vídeo, Rodrigo Carvalhaes de Miranda, também viu lance legal: “A bola passa no meio das pernas. Há um contato com o braço (de Vitão em Matheus Martins), mas não tem nível de força ali. Arleu, o gol está confirmado, tá? Tem um jogador na posição, na frente do goleiro, mas não interfere e ele também está em posição legal.”

PUBLICIDADE

Gol do Flamengo gerou polêmica

Flamengo venceu sem Pedro em campo, que sentiu dor no adutor e o Botafogo não gostou da marcação do primeiro gol. Ainda em campo, o lance foi questionado pelos jogadores, que apontaram a falta do zagueiro rubro-negro. Ao fim do clássico, Alex Telles também fez sua reclamação, em entrevista a TV Globo:

“Eu acho que foi falta no Matheus Martins, ele errou o domínio porque foi empurrado. Queria ver se fosse do outro lado, se fosse o outro jogo, se ia ser a mesma situação.” Além de falar do lance, também reclamou sobre a arbitragem no geral:

“Em relação à arbitragem, é sempre a mesma coisa. Os caras dizem que só o capitão pode falar com o árbitro. Mas quando o capitão vai falar, eles dizem que não pode, que tá indagante demais. Eu fui fazer uma indagação e ele não gostou, reclamou. Então eu não sei qual é a regra, um dia é o capitão que pode falar, no outro já não pode mais.”

PUBLICIDADE
Paqueta jogador do Flamengo durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Paqueta jogador do Flamengo durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol

Houve o toque entre Vitão e Matheus Martins e, no Brasileirão, dificilmente o lance não seria marcado falta. No entanto, os protocolos do VAR são um pouco diferentes entre um torneio e outro. A FERJ já definiu que o árbitro de vídeo não será chamado quando o árbitro em campo está perto e se trata de lance de interpretação.

Flamengo volta aos treinos após vitória sobre o Mixto no Brasileirão Feminino

Veja também

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Flamengo volta aos treinos focado no Brasileirão Feminino
Futebol Feminino

Flamengo volta aos treinos focado no Brasileirão Feminino

Varela deve estar disponível para Flamengo x Lanús na Recopa
Times

Varela deve estar disponível para Flamengo x Lanús na Recopa

Tite recusa tirar foto com garoto flamenguista: "Não, Flamengo não!"
Times

Tite recusa tirar foto com garoto flamenguista: "Não, Flamengo não!"

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo