Desabafo de Plata expõe problema interno no Flamengo
Gonzalo Plata voltou a ser o centro das atenções no Flamengo após mais uma expulsão, dessa vez diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Diante das críticas da torcida, o atacante respondeu a um torcedor em rede social: “Mentalmente, estou mal mesmo. Vai melhorar”. A frase gerou um efeito dominó nas redes e expôs um tema até então pouco debatido no clube: a falta de um acompanhamento psicológico sistemático para o elenco.
O jornalista Leo José, revelou detalhes sobre a situação nos bastidores do clube. “muita gente falando sobre a importância de um suporte psicológico para Plata. Informação: o Flamengo não tem um departamento só pro elenco profissional, mas Paulo Ribeiro é o psicólogo do clube e fica à disposição. Nenhum jogador é obrigado a passar por terapia e todos têm a liberdade de buscar suporte psicológico de forma independente. Outro detalhe interessante é que existe sigilo sobre os atletas que buscam o apoio psicológico do próprio clube.”, postou o setorista no X.
Torcida cobra mudanças e cita modelo do Palmeiras
A fala do jornalista acendeu o debate entre os torcedores, que se mostraram indignados com a falta de obrigatoriedade no acompanhamento mental dos jogadores. “Pô, deveria ser obrigatório passar por avaliação psicológica e se necessário psiquiatra.”, escreveu Amitay (@amitay_souza).
Outros flamenguistas reforçaram que a pressão sobre o elenco exige um trabalho contínuo. “Flamengo não tem um trabalho mental do time!! A questão psicológica ainda mais com a pressão, deveria ser obrigatório um trabalho mental com o elenco. Tem várias terapias que ajudam nesse momento de pressão!! Acredito que o Palmeiras trabalha a questão mental do elenco.”, publicou Nação Fla (@jphora).
Para Rodolfo (@Rodolfo67415930), o problema é mais profundo: “Um dos motivos da mentalidade de groselha desse time. A psicologia não serve só para tratar quem tem ou está com problemas. Olha o trabalho de psicologia esportiva nos EUA, olha os resultados, a confiança dos atletas nas Olimpíadas. Mas somos muito ultrapassados…”.
Comparações com Abel Ferreira e clima tenso nos bastidores
As críticas também tomaram o rumo das comparações com o rival Palmeiras. “O trabalho psicológico do Flamengo é uma m*rda, enquanto isso o Abel Ferreira tá pedindo pro Palmeiras abrir um departamento de Neurociências esportiva. Só a partir daí já sabemos as diferenças dos departamentos de futebol dos clubes”, disse Gabriel Cantilho (@Gcantilho81).

RJ – RIO DE JANEIRO – 15/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, BOTAFOGO X FLAMENGO – Plata jogador do Flamengo comemora seu gol durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Outro torcedor, identificado como 4 finais em 7 anos, te amo Flamengo ᶜʳᶠ ⚫️🔴 (@nisterrr_), reforçou o contraste entre os clubes: “Por isso o Abel e o Palmeiras são superiores, o cara fala de psicológico o tempo todo, já deixou claro que tem departamento psicológico lá dentro.”

Veja também
Carrascal não se queixa de dores após São Paulo x Flamengo, mas atleta não está 100%
A situação de Plata agravou a tensão interna. Segundo o jornalista Bruno Braz, do UOL, a diretoria decidiu multar o atacante por comportamento inadequado, considerando não apenas as expulsões recentes, mas também episódios extracampo, como uma festa polêmica e a confusão envolvendo sua convocação para a seleção equatoriana.




