Vojvoda no… Cruzeiro?
Juan Pablo Vojvoda esteve na lista do Cruzeiro para substituir Fernando Diniz no começo de 2025. O treinador argentino chegou a ser avaliado pela gestão cruzeirense, antes de Leonardo Jardim ser oferecido.
A revelação surgiu de Alexandre Mattos, atual diretor executivo do Santos, que levantou o nome de Vojvoda como uma possibilidade quando estava na Celeste. Em entrevista ao canal “Denílson Show”, o dirigente revelou os bastidores da procura pelo sucessor de Diniz.
“Mapeamos e começaram a aparecer vários nomes, alguns que estavam até empregados. ‘Será que esse cara sai? Será que dá?’. Um deles, inclusive, era o Vojvoda, que eu estou trabalhando hoje. Não chegamos a ligar e tudo, mas ‘será que vale a pena?’. Ele estava na lista (dos que interessavam)”, revelou ele.
Na época, Vojvoda ainda estava no Fortaleza, onde permaneceu por mais de quatro anos até ser demitido em julho. Curiosamente, o argentino seria contratado por Mattos para assumir o Santos, em agosto.
Rápida negociação com Jardim
Na entrevista, Mattos contou que o acerto com Jardim aconteceu de maneira rápida, visto o interesse do português em trabalhar na América do Sul. O nome do treinador surgiu a partir de uma indicação do empresário Paulo Pitombeira.
“Claro, o Cruzeiro sem treinador é comum ter as ligações de empresários. Numa dessas ligações, o Paulo Pitombeira, que é um empresário: ‘Por que você não não tenta o Léo Jardim?’. Falei: ‘O Léo já falou não para o Brasil tantas vezes para o Flamengo e tal. E está em um time em Dubai. Deve estar ganhando um dinheiro que é impagável'”, relembrou o dirigente.

MG – BELO HORIZONTE – 04/12/2025 – BRASILEIRO A 2025, CRUZEIRO X BOTAFOGO – Leonardo Jardim tecnico do Cruzeiro durante partida contra o Botafogo no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Fernando Moreno/AGIF
“(…) Marcamos um Zoom paro dia seguinte. Seria talvez meia hora e foi uma hora. O zoom terminou e fizemos de novo. ‘Tá, foi muito bom, deu uma empatia legal’. Eu falei: ‘Vou esperar o Pitombeira me dar o feedback. Eles me ligam: ‘Alexandre, se a gente chegar num acordo, ele falou que vai. Falou que vai no xeque lá do clube vai falar que tá insatisfeito com umas coisas que prometeram e não cumpriram. E vai embora. Ele quer ter uma experiência na América do Sul”, narrou Mattos.

Veja também
Matheus Henrique foca em 2026 para brigar por titularidade no Cruzeiro
Saída de Jardim
Depois de quase completar uma temporada, Jardim decidiu pela saída do Cruzeiro por motivos pessoais, após a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil. Em 55 jogos, o português somou 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de 58,18%. Ele levou a Raposa a 3ª colocação no Brasileirão e classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores.




