É como diz aquele famoso ditado, “todo mundo tenta, mas só o Brasil é penta”. No quesito futebol, a Seleção Brasileira se tornou a maior do mundo com cinco taças do Mundial conquistadas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Porém, desde a última conquista, a seleção vem sofrendo com o “fantasma” dos europeus e não briga pela sexta taça a há mais de 20 anos. Relembre os cinco capitães que tiveram a honra de levantar a taça.
1º Hideraldo Luiz Bellini – 1958

Créditos: Divulgação CBF
O time de 58 foi o primeiro a conquistar a taça da Copa do Mundo e era composto por: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Gilmar, Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo. A Seleção Brasileira derrotou a Suécia por 5 a 2 e começou ali sua caminhada para o pentacampeonato Mundial. O zagueiro Hideraldo Luiz Bellini teve a honra de levantar a primeira taça pela seleção na história.
2ª Mauro Ramos de Oliveira – 1962

Créditos: Divulgação / CBF
Na edição seguinte, veio o bicampeonato Mundial. Mas desta vez, o capitão que teve a honra de levantar a taça foi Mauro Ramos de Oliveira, que nas copas de 54 e 58, ficou no banco de reservas, mas soube esperar, agarrou a oportunidade em 62 e teve a honra de levantar o troféu após vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1. O time campeão era composto por: Djalma Santos, Bellini, Zito, Calvet, Castilho, Nílton Santos, Garrincha, Didi, coutinho, Pelé, Pepe.
3º Carlos Alberto – 1970

Créditos: Arquivo Nacional Fundo Correio da Manhã
A mágica Seleção Brasileira de 1970 que encantou o mundo com seu futebol e o astro Pelé se sagrou campeã ao vencer a Itália na final por 4 a 1 e o capitão naquela época era conhecido no mundo todo, inclusive, tinha o apelido “Capita”, Carlos Alberto. Ele exercia a função desde 1967, um jogador de pavio curto, arrumava confusões, mas jogava muita bola. O time titular campeão de 70 era composto por: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé.
4ª Dunga- 1994

Créditos: Seleção Brasileira, campeã da Copa de 1994
Após 14 anos do tri, a Seleção Brasileira voltava com tudo na Copa de 1994 em busca do Tetra Mundial em uma das Copas mais emocionantes da história, que foi decidida nos pênaltis, diante da Itália. Taffarel fez a sua parte – Dunga, Romário e Branco converteram para o Brasil, que venceu por 3 a 2. Quem teve a honra de levantar o quarto troféu foi o meio-campista Dunga, que anos depois, foi técnico da Seleção. Jogaram a final: Taffarel, Jorginho (Cafu, aos 21), Aldair, Márcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho (Viola, aos 106); Bebeto e Romário.

Créditos: Rener Pinheiro / CBF
5ª Cafu – 2002

Créditos: FIFA
A última Copa do Mundo conquistada pela Seleção Brasileira foi a de 2022, com diversos craques envolvidos como: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Cafu, dentre outros. Na final, o Brasil derrotou a Alemanha por 2 a 0 e se sagrou pentacampeã Mundial. O lateral Cafu teve a honra de erguer a última taça da Seleção Brasileira, que foi muito comemorada. O elenco era composto por: Marcos, Cafu, Belletti, Lúcio, Roque Júnior, Roberto Carlos, Júnior, Edmílson, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho Gaúcho, Denílson, Ronaldo, Rivaldo, Dida, Rogério Ceni, Anderson Polga, Vampeta, Ricardinho, Juninho Paulista, Kaká, Edilson e Luizão.



