Luiz Gustavo está liberado para voltar a atuar pelo São Paulo. Recuperado de um tromboembolismo pulmonar, o jogador passou por avaliação médica na última segunda-feira (15) e foi autorizado a retomar as atividades sem restrições a partir do próximo sábado (20).
A liberação ocorre após o encerramento do uso de medicação anticoagulante, administrada desde abril. Informação publicada inicialmente pelo portal Blog do São Paulo hoje.
Durante o período de recuperação, o volante seguiu um protocolo específico que permitia a participação em treinos com bola, mas sem contato físico ou impacto. Com a liberação médica, o atleta poderá ser relacionado pelo técnico Hernán Crespo, nas próximas partidas da temporada.
Diagnóstico do problema
O problema de saúde foi identificado em 5 de abril, quando o jogador relatou dores na região torácica, antes da viagem para Belo Horizonte, onde o São Paulo enfrentaria o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. Após exames no Hospital Albert Einstein, foi diagnosticado o tromboembolismo pulmonar. Luiz Gustavo ficou internado por três dias e recebeu alta no dia 8.
Sem realizar atividades físicas até 17 de junho, o atleta iniciou o recondicionamento físico no centro de treinamento do clube, sob supervisão da preparação física. Em 25 de julho, integrou-se parcialmente aos treinos com o elenco, ainda com restrições. A progressão de sua recuperação seguiu acompanhada por um especialista e dependia de avaliações periódicas.

Luiz Gustavo jogador do São Paulo durante partida contra o Atlético-MG em 2024 – Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Na última etapa do protocolo, em 15 de setembro, o volante passou por novos exames, incluindo angiotomografia computadorizada de tórax e teste de esforço cardiopulmonar, que confirmaram a plena recuperação e autorizaram seu retorno às atividades normais com o grupo.

Veja também
Hernán Crespo é avisado que Ferreirinha não preocupa e será relacionado no São Paulo para Libertadores
Próximos jogos do São Paulo
O São Paulo terá dois compromissos importantes nesta semana. Na próxima quinta-feira (18), a equipe enfrenta a LDU, do Equador, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, pela partida de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores.




