O atacante Felipe Augusto está próximo de trocar o futebol turco pelo russo. Revelado pelo Corinthians, o jogador de 22 anos encaminhou a transferência do Trabzonspor para o Zenit em uma negociação que pode chegar a 20 milhões de euros entre valores fixos e bônus, segundo apuração do Meu Timão.
De acordo com o portal, o acordo prevê o pagamento de 15 milhões de euros (cerca de R$ 88,6 milhões) de forma fixa, além de outros 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 29,6 milhões) vinculados ao cumprimento de metas. O Zenit superou a concorrência do Benfica, que também acompanhava a situação do atacante.
Valores chegando ao Timão
A operação também terá impacto financeiro para o SCCP. O clube paulista receberá pelo menos 375 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões) por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa, destinado aos clubes que participaram da formação do atleta em transferências internacionais.
Felipe Augusto passou pelas categorias de base do Timão entre os 13 e os 19 anos, período que garante ao clube 2,5% do valor da negociação. O atacante deixou o Parque São Jorge em 2023, quando foi negociado com o Cercle Brugge, da Bélgica.
Trajetória do jogador
O jogador chegou ao Trabzonspor em 2025 após passagem pelo futebol belga. Na equipe turca, conquistou espaço no elenco e participou da campanha que terminou com o título da Copa da Turquia, atuando como titular na decisão diante do Konyaspor.
A transferência para o Trabzonspor também gerou receita ao Corinthians. Na ocasião, a negociação entre o clube turco e o Cercle Brugge rendeu aproximadamente R$ 4,75 milhões ao time paulista por direitos econômicos e mecanismos previstos nas regras de transferências internacionais.
Pelo elenco profissional do clube do Parque São Jorge, Felipe Augusto estreou em 2021. Ao longo da passagem pelo clube, disputou 29 partidas e marcou dois gols antes de seguir para o futebol europeu, onde atuou por Cercle Brugge e Trabzonspor e agora está próximo de defender o Zenit.




