Em busca de zagueiro
O Vasco da Gama segue atento ao mercado da bola durante a pausa no calendário para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Uma das prioridades da diretoria neste momento é a contratação de um novo zagueiro, já que o sistema defensivo tem sido motivo de preocupação dentro do clube.
Mesmo com a chegada de Maurício Lemos no início da temporada, o defensor ainda não conseguiu se firmar como titular, principalmente por conta de problemas físicos e lesões que o afastaram de algumas partidas. Com isso, o nome que ganhou força nos bastidores do Vasco foi o de Rafael Tolói, zagueiro de 34 anos que está livre no mercado após encerrar seu contrato com a Atalanta, da Itália.
Parte financeira dificulta
No entanto, as tratativas esbarram em um fator financeiro. De acordo com informações do jornalista Jorge Nicola, o pacote solicitado pelo jogador gira em torno de R$ 1 milhão mensal, considerando salário, direitos de imagem e luvas.
A pedida é considerada elevada para os padrões do futebol brasileiro e dificulta as negociações com o clube Cruz-maltino. Ainda assim, o Vasco tenta encontrar uma alternativa para viabilizar a contratação. A ideia do clube carioca é convencer Tolói a aceitar uma redução no valor para o restante da temporada, com possibilidade de reajuste a partir de 2026.
Além do Vasco, outros clubes brasileiros também demonstraram interesse no defensor. Atlético Mineiro e Santos sondaram a situação e igualmente tentam negociar uma diminuição nos valores pedidos.

MILAN, ITALY – APRIL 20: Rafael Toloi of Atalanta celebrates at full-time following the team’s victory in the Serie A match between AC Milan and Atalanta at Stadio Giuseppe Meazza on April 20, 2025 in Milan, Italy. (Photo by Marco Luzzani/Getty Images)
Rival descartou Tolói
Já o São Paulo, clube pelo qual Tolói já atuou entre 2012 e 2014, chegou a se aproximar, mas recuou após considerar a pedida financeira fora da realidade. Além do time paulista, Rafael tem passagens por Goiás, onde foi revelado.

Veja também
Philippe Coutinho encerra contrato com Aston Villa e Vasco define proposta para camisa 11
Na Europa, também jogou na Roma, da Itália. Nesta temporada, o ítalo-brasileiro perdeu espaço na Atalanta, atuando em apenas 17 partidas, com 834 minutos em campo, e contribuindo com uma assistência.




