O técnico Mano Menezes, apontado como favorito para permanecer no comando do Grêmio em 2026, detalhou as diretrizes de planejamento para a próxima temporada durante a coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco. O treinador indicou que o clube deve buscar uma reorganização do elenco, priorizando a chegada de jogadores jovens que ofereçam mais intensidade ao time, sem, contudo, abrir mão da experiência do grupo atual.
De olho no mercado
Mano Menezes explicou que o elenco já possui a quantidade necessária de atletas experientes, que são fundamentais para a estrutura do vestiário e a sustentação do time. O próximo passo, segundo ele, é a contratação de jogadores mais jovens, que possam agregar vitalidade e intensidade ao modelo de jogo.

Mano Menezes técnico do Grêmio durante partida contra o Bahia – Foto: Jhony Pinho/AGIF
O treinador enfatizou a importância da mescla no grupo, destacando que uma temporada longa exige um elenco equilibrado: “Eu penso que o grupo tem todos os jogadores experientes que precisa ter nessa faixa. Precisa completar bem com jogadores jovens e de vitalidade, porque um time precisa ter as duas coisas. Em uma temporada longa, se exige essa mescla e nós precisamos saber fazer bem”.
Projeto para suprir carências
Mano destacou que a evolução dos atletas mais novos acontece de forma mais natural quando eles têm o suporte de jogadores rodados. Nesse sentido, o Imortal deve mapear nomes promissores no mercado para atender às carências do time, especialmente em setores onde faltou profundidade em 2025.
O técnico reforçou que, embora jogadores jovens possam apresentar oscilação, a combinação com veteranos é essencial para elevar o nível competitivo. “É aí que entram os jovens e os promissores que você encontra no mercado.”, disse.
“Podem oscilar, mas ao lado dos mais experientes podem crescer e atender a exigência da temporada já com outra ambição que não seja só sair da parte inferior da tabela, como foi quase todo o nosso campeonato”, completou.

Veja também
Marcos Rocha atualiza lesão no Grêmio e não deve ser desfalque contra Botafogo
Com a permanência bem encaminhada, Mano Menezes começa a participar ativamente das conversas de planejamento, visando um 2026 mais competitivo, com reforços estratégicos e o objetivo de deixar definitivamente as últimas posições da tabela para trás.




