O São Paulo segue ativo no mercado da bola, não apenas em busca de reforços, mas também lidando com saídas para a temporada de 2026. Alguns nomes que fizeram parte do elenco recente não permanecerão no clube, e um deles foi o meio-campista Luiz Gustavo, que não teve o seu vínculo renovado. O jogador, inclusive, se aproxima de um rival no Brasileirão.
Segundo informações do Globo Esporte, o volante Luiz Gustavo está próximo de acertar com o Athletico Paranaense para esta temporada. O jogador já tem uma palavra encaminhada com o clube paranaense para um vínculo válido até o fim de 2026.
No São Paulo, Luiz Gustavo era considerado uma peça importante do elenco e chegou a demonstrar interesse na renovação contratual, inclusive aceitando discutir uma redução salarial.
Saída polêmica do São Paulo
No entanto, o relacionamento entre as partes se desgastou após críticas públicas à diretoria, feitas pelo atleta depois da derrota por 6 a 0 para o Fluminense, em novembro de 2025.
Além disso, a forma como o jogador foi comunicado que não estava nos planos também gerou desconforto. O aviso foi feito por telefone, de maneira considerada fria nos bastidores, o que aumentou ainda mais o distanciamento entre atleta e clube.

BA – SALVADOR – 07/12/2025 – BRASILEIRO A 2025, VITORIA X SAO PAULO – Luiz Gustavo jogador do Sao Paulo durante partida contra o Vitoria no estadio Barradao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF
Contratado pelo São Paulo em 2024, Luiz Gustavo disputou 59 partidas pelo Tricolor Paulista, somando seis gols e uma assistência em 4.215 minutos em campo.
Opinião do Antenados no Futebol

Veja também
Julio Casares é afastado da presidência do São Paulo após Conselho Deliberativo aprovar impeachment
A saída de Luiz Gustavo do São Paulo foi marcada por turbulências fora de campo e desgaste na relação com a diretoria. Dentro do aspecto esportivo, o jogador ainda poderia ser útil ao elenco em 2026, especialmente pela experiência. No entanto, a idade avançada, o histórico recente de lesões e o planejamento do clube pesaram para a decisão de não renovar. Para o Athletico, o volante pode agregar liderança, desde que consiga manter regularidade física.




