Rompimento com a NR Sport
O Santos acompanha com cautela os desdobramentos envolvendo Kauan Basile, atacante de 14 anos tratado internamente como uma das grandes promessas da base. O jogador rompeu o contrato que mantinha desde 2023 com a NR Sports, empresa comandada por Neymar Pai, movimento que reacendeu o alerta no clube sobre a gestão de carreira e o futuro do atleta.
De acordo com apuração do UOL, a relação entre Kauan Basile e a NR Sports foi encerrada em dezembro, por decisão do pai do jogador. Um fundo ligado a Ricardo Guimarães, dono do BMG, assumiu o controle da carreira do atleta após o pagamento de uma multa rescisória no valor de R$ 5,5 milhões. Procurada, a NR Sports confirmou ao UOL que não representa mais o jogador.
O pai de Kauan Basile, Andrezinho Ferreira, também foi contatado pela reportagem, mas preferiu não comentar o assunto. Esta é a segunda mudança na gestão da carreira do atacante, que terá seu terceiro empresário antes mesmo de completar 15 anos, fator que gera preocupação no Santos.
Santos tenta proteger ativo estratégico
Internamente, o Peixe trata Kauan Basile como um ativo estratégico. O clube ofereceu um contrato de formação e aguarda uma resposta da família, segundo o UOL. Mesmo sem esse vínculo assinado até o momento, o Santos mantém um acordo de direitos de imagem com o atleta, em modelo semelhante ao que Neymar teve no início da carreira.
Fontes do mercado ouvidas pelo UOL relataram que o jogador já foi oferecido a clubes do Brasil e do exterior. A multa rescisória é de R$ 2 milhões, e o Santos detém 50% das receitas publicitárias do atacante enquanto ele estiver no clube.
Posicionamento do clube e contexto familiar

SP – SAO PAULO – 13/09/2024 – SANTOS, LANCAMENTO DO TERCEIRO UNIFORME DO SANTOS F.C. – Kauan basile jogador do Santos durante lancamento do terceiro uniforme no estadio Paulo Machado de Carvalho, no bairro do Pacaembu, em Sao Paulo, nesta sexta-feira (13). Foto: Reinaldo Campos/AGIF
Apesar das movimentações, o presidente Marcelo Teixeira minimizou a visita do jogador ao Athletico-PR. Segundo o jornalista Vagner Frederico, o dirigente afirmou que o Santos “não está preocupado” e que o clube possui um projeto sólido para o atleta, além de respaldo contratual.

Veja também
Santos não para em Gabigol e abre negociações para fechar com Claudinho por empréstimo
Vale destacar que Kauan Basile tem ligação familiar direta com o Santos. Seu irmão mais velho, Lucas Yan, de 20 anos, possui contrato com o clube até 2029 e disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, reforçando o vínculo da família com o Peixe em meio a um momento decisivo para a jovem promessa.




