Rafael Ratão vai para a China
O Bahia encaminhou a venda do atacante Rafael Ratão, segundo o jornalista Elton Serra, da ESPN. Ao entrar em acordo com o Shanghai Shenhua, da China, o Esquadrão irá receber dois milhões de euros. Na cotação atual, cerca de R$ 12,7 milhões.
Ainda falta a assinatura do contrato entre as partes, no entanto, o acordo já foi fechado. Em 2025, Rafael estava emprestado ao Cerezo Osaka, clube do Japão. Sendo um destaque do Campeonato Japonês, marcou 18 gols, fechando a temporada como o terceiro artilheiro da liga.
Em 44 jogos com a equipe, foram 23 tentos e quatro assistências, contando todas as competições. Apesar dos bons números, o atacante não irá ficar no Japão. Mas também não volta para o Tricolor e continuará jogando na Ásia em 2026.
Rafael Ratão pelo Bahia
Atacante de 30 anos, Rafael Ratão tinha contrato com até o fim da temporada de 2026. No entanto, não teve bons números pelo Bahia após chegar em 2023. Ao todo, foram 54 jogos, com 10 gols marcados e quatro assistências. O jogador sai sem conquistar nenhum título pelo Tricolor.
Em sua carreira, já passou por diversos clubes brasileiros e alguns da Europa. Revelado pela Ponte Preta, já defendeu o Novorizontino, o Toulouse, da França, o Slovan Bratislava, da Eslováquia, entre outros.

Rafael Ratao jogador do Bahia comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Jequie no estadio Arena Fonte Nova pelo campeonato Baiano 2024. Foto: Jhony Pinho/AGIF
Bahia no mercado da bola
Em busca de reforços, o Bahia teria apresentado proposta por Cristian Olivera, do Grêmio. O jogador está no centro de polêmicas com o clube gaúcho e o futuro do atacante segue indefinido. Também houve interesse em Juninho, do Flamengo.
Por enquanto, o Esquadrão não anunciou nenhum reforço para 2026, mas há saídas definidas. Danilo Fernandes, Santiago Arias e Tiago não ficam para a próxima temporada. Também há negociação para a ida de Vitor Hugo para o Atlético-MG.

Veja também
Bahia anuncia renovação com Everton Ribeiro; confira detalhes!




