Internacional

Tinga liga para Edílson Pereira de Carvalho, árbitro polêmico de Corinthians x Internacional em 2005: “Erramos e pagamos”

Ex-Inter expõe ligação envolvendo caso históricoe

Tinga, ex-jogador do Internacional. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Tinga, ex-jogador do Internacional. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Tinga, ex-jogador do Internacional, voltou a colocar o clube no centro das atenções ao relembrar um dos episódios mais controversos do futebol nacional. Trata-se do escândalo de manipulação de resultados ocorrido no Brasileirão de 2005, que completou duas décadas e segue gerando debates intensos até hoje.

Naquele momento, a situação afetou diretamente o Internacional. Contudo, após a anulação de partidas envolvendo o Corinthians, o clube gaúcho acabou prejudicado na disputa e viu o título escapar. Assim, o episódio marcou profundamente a história do Colorado.

Diante desse contexto, uma revelação inesperada chamou atenção. O ex-volante Paulo César Tinga afirmou que entrou em contato com o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, figura central da polêmica. Portanto, a atitude surpreendeu por mostrar um lado pouco comentado da história.

PUBLICIDADE

Internacional ainda busca revisão do título

Além disso, o tema voltou à tona após novas informações apresentadas em um documentário do SporTV. Com isso, o Internacional avalia medidas jurídicas no STJD para tentar o reconhecimento como campeão daquele ano, alegando inconsistências nas decisões tomadas.

Por outro lado, o caso também trouxe à luz o impacto pessoal enfrentado por Edílson. Segundo relatos, o ex-árbitro enfrentou um quadro de depressão após a exposição do escândalo e chegou a cogitar atitudes extremas, conforme revelou em entrevistas recentes.

Diante desse cenário, Tinga explicou sua decisão de procurar o árbitro. “Ele não me deve nada. Nessas horas, você tenta contribuir, nem que seja com uma fala, uma motivação, inspiração. Erramos e pagamos”, declarou o ex-jogador, ressaltando a importância de não condenar alguém eternamente.

PUBLICIDADE

Opinião: caso mostra que futebol vai além das quatro linhas

Por fim, o episódio reforça que o futebol não se resume apenas a resultados e títulos. A atitude de Tinga evidencia que mesmo em meio a injustiças esportivas, existe espaço para empatia e humanidade. Dessa forma, o caso de 2005 segue como uma lição não apenas esportiva, mas também pessoal.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Corinthians pode ter até nove desfalques contra o Botafogo entre suspensões, convocação e lesões
Campeonatos Nacionais

Corinthians pode ter até nove desfalques contra o Botafogo entre suspensões, convocação e lesões

Seedorf define três dias de folga para o Corinthians na pausa de novembro, em formato diferente do adotado por Diniz
Times

Seedorf define três dias de folga para o Corinthians na pausa de novembro, em formato diferente do adotado por Diniz

Artur Jorge alerta que atuações podem influenciar decisões do Cruzeiro ao fim da temporada
Times

Artur Jorge alerta que atuações podem influenciar decisões do Cruzeiro ao fim da temporada

Grêmio tem risco de queda estimado em 59,69%; Vitória, em 42,45%, após 34ª rodada
Campeonatos Nacionais

Grêmio tem risco de queda estimado em 59,69%; Vitória, em 42,45%, após 34ª rodada

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo