Jovens históricos
Ao longo dos anos, o Grêmio viu talentos formados na base brilharem nos momentos mais tensos do futebol gaúcho. De forma surpreendente, esses jovens conseguiram marcar gols decisivos em grenais disputados no Beira‑Rio.
Sob esse contexto, relembrar esses feitos ajuda a entender o valor da formação interna do clube. Por exemplo, assim como Alysson, no último domingo (21), Luan, Ricardinho, Pepê, Elias e Bitello.
Lembrando que, o camisa 47 do tricolor gaúcho, iniciou a carreira na base ainda em 2011. Atualmente, o atacante tem 19 anos e marcou pela primeira vez em um clássico.
Cenário ideal

PORTO ALEGRE, BRAZIL – SEPTEMBER 29: Pepe #25 of Gremio celebrates after scoring the opening goal of his team during a Copa CONMEBOL Libertadores 2020 group E match between Gremio and Universidad Católica at Arena do Gremio on September 29, 2020 in Porto Alegre, Brazil. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)
Os mais recentes da joia gremista, antes da última rodada do Brasileirão, eram os atacantes Elias e Bitello. Afinal, no grenal 436, em 2022, ambos marcaram no triunfo por 3a0.
Aliás, Luan, é o único que conseguiu marcar duas vezes, na casa do colorado, vindo da base, neste século. Entretanto, no primeiro grenal de Libertadores, quem definiu foi o atacante Pepê. Ainda houve tempo de Ricardinho deixar o dele no clássico, durante a pandemia.
Crias da base
Consequentemente, esses jogadores provam que o trabalho com jovens pode render frutos nos momentos mais desafiadores. Em meio à tensão de um dos maiores clássicos do Brasil e do mundo.
Por fim, se em meio à pressão, ao estádio lotado e à rivalidade acirrada, esses jovens conseguiram fazer história, isso indica que o caminho da formação interna continua sendo uma das maiores armas do Grêmio.

Veja também
Carlos Vinicius, do Grêmio, não teve lesão detectada, mas deve ficar de fora contra o Botafogo




