Buscando contratações
O Grêmio conseguiu uma recuperação no Brasileirão Série A ao vencer o Atlético-MG por 3 a 1, no domingo (17), na Arena MRV, pela 20ª rodada da competição. Mesmo com o resultado positivo, a diretoria segue ativa no mercado da bola em busca de reforços para a sequência da temporada.
Entre as prioridades está a contratação de um meia de criação, e um nome que voltou a ganhar força nos bastidores é o de Rafinha Alcântara, ex-Barcelona, atualmente livre no mercado.
Meia ganha forças da torcida
A especulação aumentou depois da informação de que o jogador adquiriu uma casa em Gravataí, município da região metropolitana de Porto Alegre. A notícia animou parte da torcida gremista, que passou a pedir a contratação do atleta nas redes sociais.
O entusiasmo cresceu ainda mais quando Rafinha foi flagrado na Arena do Grêmio durante a partida contra o Fortaleza, no dia 29 de julho, o que levantou expectativas sobre uma possível negociação. “Seria um bom reforço hein 100% fisicamente”, disse um torcedor.
Apesar do clima de otimismo entre os torcedores, até o momento a diretoria do Tricolor não demonstrou interesse oficial e não existem tratativas em andamento para a contratação. Ainda assim, muitos acreditam que a chegada do jogador poderia reforçar o meio-campo, uma das carências apontadas pela comissão técnica.

SAN SEBASTIAN, SPAIN – JANUARY 08: Rafael Alcantara of Real Sociedad looks on during the La Liga Santader match between Real Sociedad and RC Celta de Vigo (Photo by Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images)
Parte não aprova
Por outro lado, há quem veja a possibilidade com cautela. Rafinha está sem clube desde que deixou o Al-Arabi, do Catar, em 2024. A falta de ritmo preocupa parte da torcida, que teme o impacto físico de um atleta. “Esse aí só se for contrato curto e de produtividade, qualidade tem, mas é a mesma coisa que Edenilson, o corpo não obedece mais, já não tem a mesma vitalidade, seria uma aposta”, apontou um gremista.

Veja também
Edenílson faz gol em vitória do Grêmio e ameniza pressão da torcida que quer meio-campo negociado
Aos 31 anos, Rafinha Alcântara acumula uma carreira de destaque no futebol europeu. Revelado pelo Barcelona, também passou por Celta de Vigo, Inter de Milão, Paris Saint-Germain, Real Sociedad e Al-Arabi. Na temporada 2023/24, disputou 22 jogos, marcou sete gols e deu quatro assistências.




