Ciclo atual
Mano Menezes, dirigindo o Grêmio, tem aproveitamento inferior ao de todos os últimos seis treinadores, desde abril de 2021. Contudo, cinco demitidos, enquanto o treinador Renato Portaluppi optou por não continuar ao fim do último mandato.
Sem contar que, depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Imortal conquistou apenas três vitórias em 13 partidas. Assim, em 26 jogos na beira do campo, o aproveitamento é de apenas 41%, com 11 empates, oito derrotas e sete vitórias.
Lembrando que, a estreia pelo tricolor gaúcho, acabou sendo uma igualdade, na Arena, diante do Godoy Cruz, pela Copa Sul-Americana, em 2a2.
Comparações

RS – Porto Alegre – 04/07/2021 – BRASILEIRO A 2021, GREMIO X ATLETICO-GO – Tiago Nunes tecnico do Gremio durante partida contra o Atletico-GO no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2021. Foto: Pedro H. Tesch/AGIF
Ou seja, se comparado aos seis antecessores, Mano Menezes perde no aproveitamento. Por exemplo, Tiago Nunes (58,3 %), Vagner Mancini (55,5 %), Roger Machado (56,7 %), Renato Gaúcho (57 %) e Gustavo Quinteros (53,3 %).
Aliás, os que tiveram melhores números do que Mano Menezes, em parte, fizeram isso beneficiados por competições estaduais. Porém, o treinador atual teve essa vantagem, já que não disputou o gauchão em 2025.
Panela de pressão
Atualmente, o Grêmio, está em 14º no Campeonato Brasileiro com 25 pontos, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. Além disso, vem de três jogos sem vencer e corre risco de entrar numa sequência parecida àquela que derrubou Roger Machado em 2022 ou Felipão em 2021.

Veja também
Ex-jogador e ídolo do Grêmio, Arce destaca amizade com Roger Machado e cita pressão nos técnicos
Apesar disso, o Imortal teve períodos para treinar (duas datas FIFA e o Mundial de Clubes), mas os resultados não evoluíram. Por fim, os torcedores exigem uma resposta imediata, especialmente com o grenal chegando, pois a pressão sobre o treinador é maior do que nunca.




