A preparação do Grêmio para a semifinal do Campeonato Gaúcho ganhou um elemento inesperado. Após não participar do treino realizado neste sábado (14), no CT Luiz Carvalho, Edenilson deixou a equipe principal e não começará a partida contra o Juventude. Além disso, o volante Noriega está suspenso, o que obrigou o técnico Luís Castro, pressionado no cargo, a reorganizar completamente o setor de meio-campo.
Diante desse cenário, a comissão técnica definiu mudanças com foco em reação rápida, especialmente após o revés recente no Campeonato Brasileiro. Portanto, a ideia é reforçar a recomposição defensiva e aumentar o controle da posse no setor central. O duelo acontece neste domingo (15), às 17h30, na Arena, pelo primeiro confronto do mata-mata.
Contudo, as alterações não se limitam ao setor de criação e marcação. Paralelamente, a comissão avalia mudanças na lateral direita e também na zaga, buscando maior solidez para o confronto decisivo. Ao mesmo tempo, o elenco entrou em regime de concentração ainda neste sábado, com a lista de relacionados definida internamente.
Novo desenho para o meio do Grêmio
Na sequência, Dodi aparece como principal candidato a ocupar a vaga aberta no setor. Além disso, Willian ganhou força para iniciar a partida após desempenho positivo na última atuação. A comissão técnica também trabalha o encaixe com Arthur, tentando melhorar a pressão sem a bola e acelerar a circulação, especialmente para proteger a defesa pelo corredor central.
Por outro lado, o sistema defensivo também passa por avaliação. Marcos Rocha deve reassumir a lateral direita, enquanto a dupla de zaga ainda não está definida. Balbuena, Gustavo Martins e Wagner Leonardo disputam duas posições.
Enquanto isso, as atuações recentes explicam a necessidade das mudanças. O Grêmio apresentou oscilações e sofreu com falhas defensivas nas últimas rodadas. Portanto, o objetivo para a semifinal é conquistar vantagem no primeiro jogo em casa, já que a decisão acontecerá no Estádio Alfredo Jaconi, no próximo domingo (22).

Edenílson comemorando seu gol em Internacional x Grêmio pelo campeonato Gaucho 2026. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Opinião do Antenados do Futebol
Por fim, a saída de Edenilson e a reformulação do meio indicam uma tentativa clara de aumentar intensidade e proteção defensiva. Contudo, o sucesso das mudanças dependerá principalmente da compactação entre os setores.

Veja também
Após derrota para o São Paulo, Willian pede paciência com início de Luís Castro no Grêmio
Se Luís Castro conseguir ajustar a marcação e acelerar as transições, o Grêmio tende a ganhar consistência. Contudo, caso contrário, as instabilidades recentes podem voltar a aparecer justamente no momento mais decisivo da temporada.




