Lista de Convocados
Primeiramente, o atacante belga Francis Amuzu ficou de fora da lista de relacionados para o duelo contra o Botafogo, que vem desfigurado, em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão, contra o Grêmio.
Dessa forma, a participação em partidas é cada vez menos frequente e evidencia um processo de perda de espaço.
Embora a regra limite a presença de estrangeiros por partida no Campeonato Brasileiro (nove atletas) possa sugerir interferência, não é o caso. Pois o critério não é apontado para o “sumiço” dos jogos.
Pesam contra Amuzu

BRUSSELS, BELGIUM – AUGUST 09: Francis Amuzu of Anderlecht in action during the Jupiler Pro League match between RSCA or Royal Sporting Club Anderlecht and KV Mechelen at Constant Vanden Stock Stadium on August 09, 2019 in Brussels, Belgium. (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)
De fato, o Imortal já conta com 12 jogadores estrangeiros. Mas lesões e suspensões têm forçado uma rotatividade natural no elenco.
Por outro lado, nomes que vinham sendo decisivos no elenco também estão afastados: Braithwaite, Balbuena e Villasanti, que não retomam antes de 2026.
Pensando em 2026
Afinal, com contrato vigente até dezembro de 2026 – fruto da contratação junto ao Anderlecht por € 1,2 milhão (R$ 7,5 milhões – cotação da época), Amuzu até agora permanece no clube por falta de ofertas vantajosas. Contudo, as janelas internacionais se encerraram e adiou a saída.
Entretanto, o cenário aponta para uma solução inevitável: o Grêmio deverá liberar o jogador após o início de 2026. Em virtude da concorrência, a alternativa passa por uma negociação, seja por empréstimo ou venda.

Veja também
Grêmio vence o Santos, pelo Brasileirão sub-17, e se classifica para às quartas de final




