Juan Pablo Vojvoda, considerado o maior treinador da história do Fortaleza, não é mais o técnico do clube. A saída do comandante argentino, que se deu em julho de 2025, encerra uma trajetória vitoriosa de quatro anos, mas também reflete um semestre inicial de 2025 marcado por resultados ruins
Fim de um ciclo de vitórias
A aposta do Leão em Vojvoda, em um momento de incertezas, mostrou-se certeira. O argentino – que chegou em 2021 – transformou o Tricolor Cearense, colecionando cinco títulos: três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024).
Além dos troféus, o trabalho de Vojvoda levou o clube nordestino a patamares inéditos. Sob seu comando, o clube disputou a Copa Libertadores por três vezes (2022, 2023 e 2025, sendo duas diretamente na fase de grupos), alcançou a final da Copa Sul-Americana em 2023, foi semifinalista da Copa do Brasil em 2021 e terminou a Série A do Campeonato Brasileiro duas vezes no G-4 (2021 e 2024).
Queda de desempenho em 2025
Apesar das altas expectativas para 2025, o primeiro semestre foi de altos e, principalmente, muitos baixos. A equipe amargou sequências ruins, com derrotas e eliminações que acenderam o sinal de alerta.
No Campeonato Cearense, o Fortaleza viu o principal rival levantar a taça novamente. Na Copa do Brasil, a eliminação precoce para o Retrô, nos pênaltis, aumentou a insatisfação da torcida. Na Libertadores, a classificação veio, mas após uma fase de grupos instável, com o time correndo riscos de não avançar.
Mesmo com a pressão, Vojvoda permaneceu. Porém, as derrotas para o Bahia, que culminaram na eliminação da Copa do Nordeste, e para o rival Ceará na Série A do Brasileirão, agravaram a fase crítica e selaram a decisão pela sua saída. O Leão do Pici, atualmente, está n a 18ª colocação com dez pontos conquistados no torneio nacional.

Juan Pablo Vojvoda deixando o ônibus do Fortaleza – Foto: Baggio Rodrigues/AGIF
O CEO do Fortaleza já se pronunciou, explicando a saída de Vojvoda como parte de “decisões difíceis”. Nas redes sociais, os torcedores se misturam comemorando e lamentando a saída de Vojvoda.“Os caras trazem um bando de ex jogador em atividade e o culpado é o técnico.”; “Péssimo. O problema do Fortaleza não era técnico Oq tem que ser EXTERMINADO são RATOS conselheiros/diretores da SAF e também elenco mal planejado, incluindo renovações totalmente equivocadas.“, disseram torcedores no X.

Veja também
Vojvoda descarta saída do Fortaleza após derrota para o Ceará no Brasileirão: “Nenhuma possibilidade”
Agora, um dos nomes que ganham força para assumir o Fortaleza é Ramón Díaz, que possui passagens por Corinthians e Vasco da Gama. Até o momento houve apenas especulações, sem propostas oficiais.




