Fortaleza

Gerente das categorias de base, Erisson Matias revela como o Fortaleza contratou Gustavo Mancha de graça

Erisson também detalhou o processo de desenvolvimento e transição dos talentos para o time principal

Foto: João Moura / Fortaleza EC
© eujmouraFoto: João Moura / Fortaleza EC

Zagueiro baiano brilha no Fortaleza

O defensor baiano Gustavo Mancha vive grande fase com a camisa do Fortaleza em 2025. Aos 20 anos, o jovem se firmou entre os titulares da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda e tem se destacado como uma das principais promessas do clube cearense.

“O Mancha foi uma captação direta de uma parceria de networking. Tenho uma amizade com o João Paulo Sampaio (coordenador da base do Palmeiras) e uma pessoa que trabalhou com o Mancha, quando ele era mais jovem, que falou que tinha um zagueiro muito bom que não estava sendo utilizado no Palmeiras”, disse Erisson.

Promessa chegou sem custos ao Leão do Pici

A trajetória de Mancha com o Tricolor teve início em 2024, quando chegou ao Pici vindo do Palmeiras para integrar o elenco das categorias de base. Em entrevista ao programa Esportes do POVO, o responsável pelo setor de formação do Fortaleza, Erisson Matias, explicou os bastidores da contratação, que foi concretizada sem custo de transferência. Segundo ele, o clube paulista manteve 30% dos direitos econômicos do atleta como parte do acordo.

PUBLICIDADE

“Após isso, entramos em contato com o João e viabilizamos a vinda dele totalmente de graça. […] Hoje temos 70% do passe do Mancha. Os outros 30% foram deixados, em forma de respeito durante a negociação, para o clube que foi o primeiro a captá-lo (Palmeiras)”, revelou.

Revelado no Leão

Desde sua chegada, o defensor disputou mais de 20 partidas pelas divisões inferiores e participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O bom desempenho rendeu ao zagueiro uma chance entre os profissionais, estreando em 25 de janeiro, no duelo contra o Horizonte pelo Estadual — vitória tricolor por 3 a 1.

A partir dali, Mancha passou a figurar com frequência no time principal, sendo titular em 10 confrontos até o momento. A ascensão do jovem reflete o trabalho estruturado do Fortaleza na base, como destacou Erisson, que também detalhou o processo de desenvolvimento e transição dos talentos para o time principal.

PUBLICIDADE

“Ele (Mancha) era muito tímido quando chegou, ainda na base. Às vezes as pessoas falam: ‘O Fortaleza não revela ninguém’. Existe uma diferença entre revelar e formar. O Mancha chegou no Fortaleza, foi potencializado durante a passagem na base e foi revelado pelo Fortaleza. Em um primeiro momento, quem o formou foi o Palmeiras, mas fizemos parte do final do processo de formação. Mas ele foi revelado no Fortaleza”, enfatizou o gerente do Laion.

Fortaleza celebra definição do nome do novo líder católico “O Papa escolheu o nome Leão”

Veja também

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Vitor Roque treina no Palmeiras e deve ser novidade entre os titulares
Campeonato Brasileirão

Vitor Roque treina no Palmeiras e deve ser novidade entre os titulares

Danilo e Palmeiras tem acordo verbal exposto
Mercado da Bola

Danilo e Palmeiras tem acordo verbal exposto

Palmeiras ainda não desistiu de Thiago Almada, diz jornalista
Mercado da Bola

Palmeiras ainda não desistiu de Thiago Almada, diz jornalista

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo