Goleada no Brasileirão e olho no Mundial
Faltando duas semanas para a estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, a situação de Pedro no elenco principal segue cercada de incertezas. O atacante, considerado uma das referências técnicas do time, tem alternado entre o banco e a titularidade, levantando debates sobre seu papel no grupo de Filipe Luís.
Na goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza pelo Brasileirão, Pedro começou entre os reservas, mas entrou no segundo tempo, contribuindo com uma assistência. O desempenho positivo, no entanto, não dissipou completamente as dúvidas quanto à sua condição física e à sua adaptação ao modelo tático atual.
Dúvidas envolvendo Pedro
“É uma questão de ritmo. O Pedro ficou sete meses fora por causa do joelho. O Neymar jogou sete jogos seguidos e teve uma lesão muscular. O Pedro parece que tem uma conexão com o departamento médico de progressão”, considerou Denílson, e foi apoiado por Felipe Melo:
“Acho que o Pedro é o titular do Filipe. É uma situação física, de não estar 100%. Está preservando o cara: ‘preciso de você bem, para nos ajudar’. Hoje, por exemplo, na assistência ele vai muito bem. Faz o combate, rouba a bola, derruba o cara na força. O Pedro é um ótimo atleta. Muito tempo machucado, quando o cara volta, é natural até sentir dores em outros lugares. Tem que fazer reforço físico todos os dias. Faz parte do processo”, considerou, o ex-jogador.
Pedro se recupera de uma lesão grave no joelho esquerdo, que o afastou por sete meses. Desde o retorno em abril, o camisa 9 vem sendo utilizado de maneira gradual, enquanto busca o ritmo ideal. O próprio técnico Filipe Luís já admitiu que o jogador ainda não atingiu a melhor forma.
Mas além das questões físicas, alguns analistas também apontam um possível encaixe difícil do atacante dentro da estrutura tática da equipe. Para o comentarista Eric Faria, há incerteza por parte do treinador quanto ao protagonismo de Pedro neste novo momento do time:
“Eu não tenho a certeza hoje de que o Filipe tenha certeza de que o Pedro é titular. Do jeito que ele tem jogado e quer jogar. Por exemplo, digamos que fosse um jogo decisivo do Mundial, contra o LAFC, na última rodada. Não sei se o Pedro seria titular”, afirmou Eric, que foi acompanhado por Alexandre Lozetti:

RJ – RIO DE JANEIRO – 01/06/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLAMENGO X FORTALEZA – Pedro jogador do Flamengo durante partida contra o Fortaleza no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
“Não acho que ele seja um reserva. Mas as decisões de escalar não são apenas físicas. Acho que o Filipe tem questões táticas sobre escalar ele ao lado do Arrascaeta”, disse o comentarista.
Quando o Flamengo estreia no Mundial?

Veja também
Após 9 meses, Matías Viña volta a campo pelo Flamengo sendo relacionado pela 1ª vez por Filipe Luís
O Flamengo estreia no Mundial no próximo dia 15, contra o Al Ain ou o Auckland City. Até lá, a dúvida permanece: Pedro será o nome da decisão ou uma arma para o segundo tempo? A resposta pode vir nos treinos finais, ou apenas no apito inicial da semifinal.