Flamengo

Filipe Luís insiste em domínio e demora para mudar irrita torcida em vitória do Flamengo contra o Santos

O Flamengo chegou a ter a vantagem de 3 x 0, mas quase cedeu o empate

Filipe Luis tecnico do Flamengo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Brasileiro A 2025.  Foto: Jota Erre/AGIF
© Jota Erre/AGIFFilipe Luis tecnico do Flamengo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Vila Belmiro pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jota Erre/AGIF

Flamengo com domínio, mas lentidão


O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2 neste domingo (9), no Maracanã, e manteve a posse de bola esmagadora, além de chegar a ter a vantagem de 3 x 0 no placar, mas o estilo de jogo imposto por Filipe Luís voltou a dividir opiniões. O treinador priorizou o controle da partida, com troca constante de passes e movimentações curtas, mas viu o time perder intensidade e criatividade no segundo tempo. A estratégia funcionou até certo ponto: o Rubro-Negro foi dominante, porém previsível, e deixou o adversário crescer na reta final.

O gol de Léo Pereira, aos 37 minutos da primeira etapa, confirmou o domínio territorial, mas também expôs a dependência do Flamengo das bolas paradas e da inspiração individual de seus meias. No segundo tempo, Jorge Carrascal ampliou o placar logo aos 6 minutos, dando tranquilidade ao time. Mesmo assim, o ritmo caiu, e o Santos chegou a ameaçar em finalizações de Lautaro Díaz e Guilherme, o que acendeu o alerta na arquibancada.

A falta de ousadia nas mudanças também irritou parte dos rubro-negros. “é incrível como o Ayrton Lucas só serve pra ficar de toquinho pro lado, não cruza, defende mal, ataca sem finalidade aí me vem a porr do Filipe Luis e diz q o cara faz oq ele pede”*, reclamou outro torcedor, criticando o sistema tático que prende os laterais e reduz a amplitude ofensiva. A cobrança por mais chances a jovens também cresceu: “nem pro Filipe Luís dar uma chance pro Juninho e Vinã”, escreveu um terceiro. Vale ressaltar, que Viña só entrou nos minutos finais.

PUBLICIDADE

Controle em excesso e risco desnecessário


O plano de Filipe Luís, de valorizar a posse e reduzir riscos, é coerente com sua visão de jogo e formação europeia. No entanto, a execução tem deixado o time previsível. O Flamengo circula bem a bola, mas demora a verticalizar e parece refém do talento de Arrascaeta e Bruno Henrique para quebrar linhas. A lentidão no ataque faz o adversário se reorganizar, o que explica o volume de posse sem o mesmo impacto no placar.

Por fim, a torcida resumiu o sentimento com uma frase que ecoou nas redes: “pulgar que deveria ter saído o campo fala mas filipe luis se faz de surdo”. A crítica simboliza o incômodo geral com a teimosia do treinador, que, apesar da vitória e do controle, ainda não convence pela falta de dinamismo e leitura rápida de jogo.

Opinião do Antenados no Futebol

Apesar da vitória por 3 a 2, o Flamengo deixou escapar uma oportunidade de vencer com mais autoridade. Após dominar grande parte do jogo, o time recuou demais no fim, o treinador, mais uma vez também apostou em tirar os dois meio-campistas e permitiu que o Santos crescesse, criando chances que quase resultaram no empate. Essa queda de intensidade nos minutos finais acende um alerta: em duelos mais equilibrados, a falta de controle pode custar caro.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Dois jogadores desfalcam Botafogo, mas Joaquín Correa pode retornar contra Grêmio
Botafogo

Dois jogadores desfalcam Botafogo, mas Joaquín Correa pode retornar contra Grêmio

Bahia inicia preparação contra Vasco, e David Ricardo fica de fora de treino
Times

Bahia inicia preparação contra Vasco, e David Ricardo fica de fora de treino

Igor Vinicius faz parte de treino e reforça Santos contra o Internacional
Times

Igor Vinicius faz parte de treino e reforça Santos contra o Internacional

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo