Goleada no Brasileirão
A goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza no último domingo (1) foi apenas um dos motivos para o Flamengo celebrar no Maracanã. O técnico Filipe Luís também teve outro motivo especial para comemorar: o retorno de Matías Viña, que ficou cerca de dez meses afastado por uma grave lesão no joelho.
Retorno de Matías Viña
O lateral uruguaio, que se machucou em agosto de 2024 durante confronto contra o Palmeiras, voltou a campo no fim da partida, substituindo Alex Sandro. A presença de Viña no elenco reacende a disputa por vaga no setor e é vista como um importante reforço interno por Filipe Luís.
“É um jogador titular do Uruguai, tem muita experiência, foi campeão da Libertadores, jogou na Europa. Teve uma lesão gravíssima, voltou… É bom ter três laterais desse nível. Aí me perguntaram outro dia: ‘Você não acha que o elenco é muito curto?’ Um deles (Alex Sandro, Ayrton Lucas e Viña) acaba ficando fora do treino, precisa ficar de fora”, iniciou o treinador rubro-negro.
Filipe Luís também destacou o desafio de manter todos os atletas em ritmo competitivo, especialmente com um elenco repleto de opções de qualidade. “Quando você tem muitos jogadores e todos estão aptos, nem todos podem treinar. Isso parte meu coração, porque a única forma que eu tenho de prepará-los é treinando. Mas, claro, fico feliz por ter todos esses laterais”, concluiu.
Próximo compromisso do Flamengo
A volta de Viña ocorre num momento crucial da temporada. O Flamengo se prepara para disputar o Mundial de Clubes, com estreia marcada para o dia 16 de junho, contra o Espérance de Tunis, às 22h (de Brasília), na Filadélfia, nos Estados Unidos. Para Filipe Luís, ter à disposição laterais de alto nível como Alex Sandro, Ayrton Lucas e o agora recuperado Viña é um trunfo na busca pelo título internacional.
Além de ampliar o leque de opções defensivas, Viña também pode contribuir com sua versatilidade e experiência internacional. Com passagens pela Europa e atuações regulares na seleção uruguaia, ele traz um diferencial tático importante ao sistema de jogo adotado por Filipe Luís, que tem apostado em laterais com intensidade e capacidade de construção ofensiva.
Internamente, o retorno de Viña é tratado como um verdadeiro reforço de peso. A comissão técnica vinha acompanhando de perto a evolução física do jogador, e o bom desempenho nos treinamentos confirmou sua recuperação plena. A tendência é que, nas próximas semanas, ele passe a disputar de forma mais direta uma vaga entre os titulares, especialmente com a maratona de jogos prevista para o Flamengo.