Rivalidade em alta entre Flamengo e Botafogo
O crescimento do Botafogo nos últimos anos intensificou a rivalidade com o Flamengo, transformando o clássico em um dos mais aguardados do futebol brasileiro. O equilíbrio recente nos confrontos aumentou ainda mais a expectativa em torno das partidas e o peso das vitórias.
Sendo assim, ex-jogador do clube alvinegro, Luiz Henrique revelou quem foi o adversário mais difícil que enfrentou dentro de campo. O atacante, que atualmente defende o Zenit, da Rússia, apontou o zagueiro rubro-negro Léo Ortiz como o marcador mais complicado de superar:”Um marcador que era mais difícil de driblar? Léo Ortiz, do Flamengo.”
Momento de Léo Ortiz
Em entrevista ao jornalista Marcelo Hazan, Luiz Henrique destacou a qualidade defensiva do camisa 3, que coleciona convocações para a Seleção Brasileira e é considerado um dos principais zagueiros do país. O ex-botafoguense ainda afirmou que o clássico contra o Flamengo era o duelo que mais gostava de vencer.
Léo Ortiz, por sua vez, vive grande fase em 2025. Atuando ao lado de Léo Pereira durante boa parte da temporada, enquanto Danilo se recuperava de lesão, já soma 40 jogos disputados, além de quatro gols e duas assistências. A regularidade faz dele uma das peças mais importantes do elenco rubro-negro.
Retrospecto e próximo desafio
Formado nas categorias de base do Fluminense e com passagem marcante pelo Botafogo, Luiz Henrique enfrentou o Flamengo em 12 oportunidades e, antes de ir para o rival, quase fechou com o rubro-negro. No período que ficou no Botafogo, conquistou cinco vitórias, somou dois empates e sofreu cinco derrotas, alcançando 47,2% de aproveitamento contra o rival.

Veja também
Ídolo do Flamengo, Arrascaeta quase jogou no Internacional em 2025; clubes duelam pela Libertadores
O Flamengo, por sua vez, volta a campo nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), diante do Internacional, no Beira-Rio, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o time de Filipe Luís precisa apenas de um empate para avançar. Já uma vitória colorada por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.




