O Cruzeiro assegurou a contratação do atacante Néiser Villarreal antes de o jogador se destacar como artilheiro da Copa do Mundo Sub-20 pela Seleção Colombiana. Com um pré-contrato firmado, o jovem atleta, que teve seu nome associado a clubes europeus após o torneio, é reforço para 2026 e tem sua chegada à capital mineira prevista para dezembro.
Europeus de olho
Joaquim Pinto, chefe do departamento de scout do Cruzeiro, concedeu entrevista ao Central da Toca e à Samuca TV e revelou que a diretoria precisou agir rapidamente para fechar o acordo. “Posso lhe dizer que, se não o tivéssemos contratado antes do Mundial do Sub-20, quase certeza que não o iríamos conseguir contratar. É a tal questão do risco, que falei há pouco, que nós, muitas vezes, não podemos ter medo de assumir”, disse o dirigente.
O chefe de scout destacou que o planejamento antecipado já valorizou o atleta. “Neste momento, o Néiser, mesmo sem jogar no Cruzeiro, já podíamos vender e ganhar dinheiro. Porque lá está. Houveram muitos (clubes), que neste Mundial Sub-20 não o tinham tão bem identificado ou tinham, mas não queriam assumir o risco. Agora, já querem assumir, em função do que ele apresentou no Mundial Sub-20”, comentou Pinto. Anteriormente, o Barcelona quis o jogador.

Pedro Lourenco dono do Cruzeiro durante partida contra o Atletico-MG – Foto: Gilson Lobo/AGIF
O anúncio da assinatura do pré-contrato com Villarreal, que tem vínculo com o Millonarios-COL até o final de novembro, foi feito pelo Cruzeiro em setembro, gerando surpresa no mercado. A intenção inicial do clube mineiro era contar com o atacante ainda no meio do ano, mas as tratativas com o Millonarios não prosperaram.
Pinto detalhou que a negociação foi complexa: “Nós sabíamos, e vocês agora também sabem, que a sua contratação não foi um processo nada fácil. Foi um processo que teve muitas conversas, a certa altura, deixamos de conversar, porque percebemos que aquilo que era pedido era acima daquilo que o Cruzeiro pode pagar. E, depois, numa parte final, conseguimos a sua contratação. Ficamos extremamente satisfeitos”, explicou.
Tentativa de antecipar chegada
O dirigente confirmou a tentativa de antecipar a chegada do atacante. “Também já tive a oportunidade de dizer que tentamos que a contratação fosse feita no último mercado junto do seu atual clube. Mas o seu atual clube não quis aceitar a nossa proposta. E, portanto, como era um jogador livre para assinar contrato, projetamos-o para o próximo mercado. Ficamos muito contentes”, afirmou.

Veja também
Gabigol pode ganhar nova função com Leonardo Jardim no Cruzeiro após desfalques
A chegada de Néiser Villarreal se enquadra no modelo de planejamento de médio prazo adotado pelo Cruzeiro, que visa a identificação, valorização e o desenvolvimento de jovens talentos. “Mas, volto a dizer, a gente trabalha sempre com responsabilidade. Vamos receber, vamos integrá-lo. É o mesmo que estamos fazendo com outros jogadores que, gradualmente, estão cada vez mais adaptados ao Cruzeiro. E, obviamente, temos uma grande expectativa no Néiser”, concluiu Pinto.




