Sul-Americana

Renato Gaúcho é suspenso pela Conmebol e Ledio Carmona questiona punição ao técnico do Vasco

Conmebol suspendeu o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, por não ter viajado com os jogadores para partida da Sul-Americana

Renato Gaucho tecnico do Vasco durante partida contra o Audax Italiano no estadio Sao Januario pelo campeonato Copa Sul-Americana 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
© Jorge Rodrigues/AGIFRenato Gaucho tecnico do Vasco durante partida contra o Audax Italiano no estadio Sao Januario pelo campeonato Copa Sul-Americana 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Técnico do Vasco, Renato Gaúcho foi suspenso por três jogos pela Conmebol por não viajar com o clube na estreia da Copa Sul-Americana. Em debate no canal Sportv, o jornalista Ledio Carmona questionou a decisão da entidade. Para o comentarista, a punição foi exagerada:

“Conmebol suspendeu o Renato Gaúcho porque ele não foi ao jogo (Barracas Central x Vasco, na Argentina). Agora é a Conmebol que determina qual treinador o clube tem que botar para trabalhar no jogo dela? Essa é uma das punições mais ridículas que eu já vi na minha vida, cara. É uma coisa ridícula. No Grêmio ele cansou de fazer isso.”

Imagem gerada por inteligência artificial – ChatGPT

Imagem gerada por inteligência artificial – ChatGPT

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Cruzmaltino apenas empatou com o Barracas Central, em jogo sem gols. O treinador teve foto postada em que assistia à partida de casa, o que também gerou certa polêmica. A maioria dos titulares também não viajaram e o auxiliar Marcelo Salles foi quem comandou o time.

Concorda com a punição da Conmebol?

0 pessoas já votaram

Entenda o caso de Renato Gaúcho

No dia 7 de abril, o Vasco enfrentou o Barracas Central pela estreia na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Muitos titulares do Alvinegro não viajaram e ficaram no Rio de Janeiro, assim como o técnico Renato Gaúcho. Dessa forma, não perderiam dois dias de treinamento.

PUBLICIDADE

A Conmebol abriu protocolo logo após o confronto, para analisar a conduta do treinador. O Cruzmaltino apresentou defesa de seu técnico, mas não deu resultado. A entidade entendeu que o comandante vascaíno feriu o artigo 11 do Código Disciplinar, que trata sobre os ‘princípios de conduta’.

Renato Gaúcho, técnico do Vasco. Foto: Fernando Torres/AGIF

Renato Gaúcho, técnico do Vasco. Foto: Fernando Torres/AGIF

O parágrafo 2 afirma que “comportamentos imputáveis e infrações passíveis de sanção aos referidos princípios: […] c. Violar as pautas mínimas do que deve ser considerado como comportamento aceitável no domínio do desporto e do futebol organizado; d. Insultar, de qualquer forma e por qualquer meio, a CONMEBOL, suas autoridades, funcionários etc.;[…] f. Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a CONMEBOL em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.”

PUBLICIDADE

Opinião: punição foi exagerada?

Essa não é a primeira vez que um técnico usa reservas em torneios da Conmebol, mas foi uma das poucas vezes que não esteve presente. Mesmo assim, não há motivos para que a entidade decida quem deve comandar os times. Ainda, a decisão também irá afastar o treinador por três jogos, gerando uma punição direta ao clube e não apenas a Renato Gaúcho.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Vasco avalia contratar Lucas Ferreira, atacante do Shakhtar Donetsk
Mercado da Bola

Vasco avalia contratar Lucas Ferreira, atacante do Shakhtar Donetsk

Andrey, ex-Vasco, relembra quase ida ao Palmeiras em 2023
Times

Andrey, ex-Vasco, relembra quase ida ao Palmeiras em 2023

Escalação do Vasco contra o Corinthians terá força máxima
Times

Escalação do Vasco contra o Corinthians terá força máxima

Andrés Gómez recebe sondagens da Alemanha, Vasco quer mantê-lo
Times

Andrés Gómez recebe sondagens da Alemanha, Vasco quer mantê-lo

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo