A eliminação precoce do Uruguai na Copa do Mundo de 2026 repercutiu com força na imprensa internacional. A derrota por 1 a 0 para a Espanha, em Guadalajara, no México, colocou a seleção celeste no centro das críticas, principalmente pela falha do goleiro Fernando Muslera, decisiva para o resultado que encerrou a campanha ainda na fase de grupos.
O erro de Muslera virou manchete dentro e fora do Uruguai. O jornal uruguaio El País, por meio do caderno Ovación, classificou o lance como um “grave erro” e ainda destacou a substituição do goleiro no intervalo.
O veículo escreveu: “E as surpresas continuaram no segundo tempo, pois Fernando Muslera não entrou em campo e Sergio Rochet assumiu seu lugar, numa substituição rara de goleiro, além da grave falha do próprio goleiro, que entrou como titular”. Já o El Observador resumiu a noite com o título: “Em uma noite triste, outro erro de Muslera e uma dura derrota; a seleção fracassou na Copa do Mundo de 2026 e foi eliminada”.
Imprensa internacional destaca fracasso uruguaio
Na Argentina, o Olé estampou uma foto de Marcelo Bielsa e publicou: “Fracasso do Uruguai na Copa do Mundo: Espanha aproveita presente de Muslera e evita a Argentina. O goleiro falhou em uma jogada simples e Rojas aproveitou para marcar o gol da vitória. Bielsa terminou a partida substituindo duas de suas principais referências: Muslera e Valverde. A Espanha avançou às oitavas de final, enquanto o Uruguai foi eliminado ainda na fase de grupos”.
A repercussão ultrapassou as fronteiras da América do Sul. O Subrayado destacou: “Uruguai é eliminado da Copa do Mundo após erro de Muslera na derrota por 1 a 0 para a Espanha”. Na Espanha, o Mundo Deportivo definiu o confronto como “Espanha vence a batalha de Guadalajara e avança às oitavas como líder do grupo”.
O Marca reforçou: “Espanha não vacila: termina em primeiro do grupo e Uruguai está eliminado!”. Já o New York Times analisou: “Uruguai cai ainda na fase de grupos de mais uma Copa do Mundo, enquanto a Espanha garante a liderança da chave”. O Daily Mail classificou a falha do goleiro como “agonizante” e escreveu: “Empate é desfeito no México após erro agonizante dar à favorita ao título a vantagem”.
Uruguai deixa a Copa sob forte pressão
A eliminação sem vencer uma partida e o erro de um dos jogadores mais experientes da equipe transformaram a campanha uruguaia em um dos maiores fracassos desta Copa do Mundo. Muslera virou o principal alvo das críticas, mas os problemas vão muito além de uma única falha. O trabalho de Marcelo Bielsa também passa a ser questionado, porque seleções tradicionais não podem naturalizar quedas tão precoces em um torneio desse tamanho.




