Conforme divulgado pelo jornalista Gabriel Sá no UOL Esportes, Gustavo Puerta, que atua no Racing Santander, da segunda divisão da Espanha, deixou de ser uma opção no banco de reservas para se tornar titular absoluto na Colômbia.
O meio-campista é o jogador mais jovem do elenco colombiano, com 22 anos. O atleta era visto inicialmente como o reserva imediato de Richard Rios, mas o cenário mudou às vésperas do Mundial.
Nos dois últimos amistosos antes do início competição, diante Costa Rica e Jordânia, Puerta começou entre os titulares e foi bem avaliado pelo técnico da seleção Néstor Lorenzo.
Iniciou a Copa como titular
As atuações convenceram o treinador da Colômbia de que ele deveria iniciar o Mundial jogando entre os titulares, formando o meio-campo ao lado de Jefferson Lerma e Jhon Arias, com James Rodríguez atuando mais avançado. Inclusive, Néstor Lorenzo chegou a falar do assunto.
“Convocamos o Gustavo pela primeira vez quando ele estava no Bogotá, na segunda divisão da Colômbia e, mais tarde, quando estava no Racing de Santander”, iniciou.
“Fui vê-lo quando ele estava no Hull City. Eram todos clubes menores ou equipes da segunda divisão, mas sempre o vimos como um meio-campista completo, inteligente e de muita personalidade, apesar da idade. Ele lê muito bem o ritmo do jogo: às vezes desacelera para trazer calma, outras vezes acelera a jogada e dá clareza. Acho que ele está se tornando um jogador muito importante”, acrescentou.
Opinião: Gustavo Puerta tem futuro promissor
Gustavo Puerta é um jovem com muito potencial e provou nesta Copa do Mundo que, apesar de jogar na segunda divisão da Espanha em um time de menor destaque, pode se destacar na principal competição do Mundo.




