Súmula cita invasão e agressão a Hugo Souza
A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, ficou em segundo plano após os relatos do árbitro Wilton Pereira Sampaio em súmula. O documento enviado à CBF descreve momentos de tensão na Arena da Baixada, incluindo invasão de campo, agressão ao goleiro Hugo Souza e arremesso de objetos vindos das arquibancadas.
Segundo Wilton, “aos 52 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe mandante invadiu o campo de jogo indo em direção ao goleiro Hugo Souza, da equipe do Corinthians, desferindo um empurrão e sendo contido em seguida por atletas e seguranças”. No mesmo instante, relatou também que foram lançados “vários copos no campo contendo líquidos não identificados vindo da torcida mandante”.
O árbitro acrescentou que a cena se repetiu quando a equipe de arbitragem se dirigia ao túnel após o apito final, além de registrar o uso de sinalizadores pela torcida visitante. “Aos 42 minutos do segundo tempo foi observado sinalizadores acesos na torcida visitante. Informo que foi feito o protocolo de anuncio no sistema de som e no telão”, escreveu.
STJD pode punir Athletico-PR
A agressão ao goleiro corintiano ocorreu nos acréscimos e só foi contida após a intervenção do zagueiro André Ramalho e da segurança do estádio. A súmula abre caminho para que o Athletico seja denunciado no STJD, já que o artigo 213 do CBJD prevê punição em casos de invasão, desordem ou arremesso de objetos em campo.
“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, determina o código.
Expulsão de Odair Hellmann e críticas à arbitragem
Outro ponto de destaque foi a expulsão do técnico Odair Hellmann, relatada de forma detalhada pelo árbitro. “Após o término da partida expulsei diretamente o treinador da equipe do Club Athletico Paranaense, Sr. Odair Hellmann, por entrar no campo de jogo indo em direção à equipe de arbitragem protestando de forma abusiva contra as decisões da arbitragem com as seguintes palavras: ‘Quero saber o que você vai dizer do gol anulado. Não é de hoje que você faz isso, é de tempos que você faz isso’. O mesmo com dedo em riste reclamou de situações de jogos passados dirigidos por mim. Após a expulsão foi necessária intervenção policial para conter o referido treinador, que veio em minha direção de maneira ofensiva e agressiva. Quando a equipe de arbitragem estava no túnel em direção ao vestiário o mesmo treinador proferiu as seguintes palavras para a equipe de arbitragem: ‘Vou acabar com você na coletiva de imprensa agora’”.

PR – CURITIBA – 27/08/2025 – COPA DO BRASIL 2025, ATHLETICO-PR X CORINTHIANS – Torcedor invade o gramado durante a partida entre Athletico-PR e Corinthians no estadio Arena da Baixada pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Robson Mafra/AGIF
E na entrevista coletiva, Odair cumpriu a promessa, criticando abertamente o árbitro. “Eu sabia que ia ter problema no jogo. Quando foi escalado esse cidadão (Wilton Pereira Sampaio), eu sabia que ia ter problema. Ele foi na Arábia Saudita como árbitro. O Al Hilal ia jogar contra nós, era uma diferença técnica muito grande. Se o Al Hilal ganhasse, bateria o recorde mundial de vitória, Jorge Jesus era o treinador. O Wilton deu quatro pênaltis para o Hilal. Não precisava de nenhum pênalti para ganhar de nós, mas estava perdendo o jogo e não ia conseguir bater o recorde. Ele foi lá e errou bastante. Ele tem cometido bastante erros, e hoje fui mais um para a conta dele”.

Veja também
Estratégia de Dorival Júnior funciona e Corinthians vence o Athletico-PR na Copa do Brasil
Apesar do episódio, o resultado foi favorável ao Corinthians. Com a vitória em Curitiba, o Timão precisa apenas de um empate na Neo Química Arena para garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil. Caso perca por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Se o Athletico vencer por dois ou mais gols, elimina os paulistas. O vencedor do duelo enfrentará Cruzeiro ou Atlético-MG na próxima fase. O segundo jogo entre Corinthians e Athletico acontece em 10 de setembro, às 21h30, em São Paulo. Antes disso, a equipe de Dorival Júnior disputa um Dérbi contra o Palmeiras no domingo (31), às 18h30, pelo Brasileirão.




