Dell e Ruan Pablo foram as novidades no treinamento do Bahia nesta segunda-feira (1), reintegrando-se ao elenco profissional. Os dois atletas retornaram após compromissos com a Seleção Brasileira Sub-17 e participaram das atividades sob a observação do técnico Rogério Ceni.
Os jovens voltam do Mundial Sub-17 com desempenho notável pela equipe brasileira. Dell encerrou a competição como artilheiro, com cinco gols, e Ruan Pablo contribuiu com dois gols e duas assistências.
Chance de estreia no profissional
A reintegração dos jovens segue o direcionamento do Tricolor, que, após a chegada do Grupo City, tem incentivado a utilização de atletas da base, mesmo em idades mais precoces. Essa filosofia já foi aplicada na estreia do meia Kauê Furquim, de 16 anos, na Série A do Campeonato Brasileiro.

Dell treinando com os profissionais do Bahia – Foto: Rafael Rodrigues/ECB
Durante o treinamento desta segunda-feira, Dell e Ruan Pablo participaram das divisões do trabalho tático e de fundamentos, sendo acompanhados pela comissão técnica. Embora a possibilidade de serem relacionados para o confronto contra o Sport exista, o planejamento principal do clube é direcionado à preparação total dos atletas para a temporada de 2026.
A avaliação interna no Bahia é de que ambos representam ativos importantes para o futuro da equipe. Dell teve seu contrato renovado recentemente, e Ruan Pablo negocia a ampliação do vínculo, o que incluiria reajuste salarial e aumento da multa rescisória nacional.
A equipe de Rogério Ceni continua a preparação para enfrentar o Sport nesta quarta-feira (3), na Arena Fonte Nova. A presença dos jovens no treino amplia as opções do treinador para a reta final do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo contra o Sport, Rogério Ceni terá o retorno de Ramos Mingo, que cumpriu suspensão na última partida e deve reassumir a posição no time titular no lugar de Gabriel Xavier. Por outro lado, o treinador não contará com Jean Lucas, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Juventude.

Veja também
Bahia demonstra interesse em Juninho, descartado por Filipe Luís no Flamengo
Provável escalação
Rodrigo Nestor, Erick e Cauly estão na disputa por um lugar na equipe. Há também a expectativa pelo retorno de Caio Alexandre ao time titular do Bahia. Uma provável escalação será: Ronaldo; Gilberto, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre [Acevedo], Rodrigo Nestor [Erick] e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Willian José.




