Pênalti polêmico acendeu revolta no Maracanã
O empate em 1 a 1 entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã, pela 22ª rodada do Brasileirão, gerou polêmica fora das quatro linhas. O jornalista Thiago Asmar, o “Pilhado”, usou palavras duras contra o árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Para ele, o juiz foi responsável direto pelo resultado ao marcar o pênalti que originou o gol gremista.
Durante o programa da Jovem Pan, Asmar não escondeu a indignação. “Paulo Cesar Zanovelli, de Minas Gerais, um árbitro horroroso, e que mais uma vez é destaque negativo no futebol brasileiro. O pênalti que esse senhor inventou no Maracanã, com mais de 65 mil pessoas, que fez o Grêmio empatar com o Flamengo sem ter criado uma chance de gol, é inacreditável. Ele inventou um pênalti no Maracanã”, disparou.
Falta de critério e alvo no VAR
O comunicador também estendeu suas críticas ao trabalho do VAR e à ausência de critérios nos campeonatos. “Os árbitros Fifa não sabem a regra do futebol. Tive a mesma opinião nos jogos, Vasco x Botafogo e Bahia x Fluminense, pela Copa do Brasil, e não foram marcados os pênaltis. Cadê o critério dessa arbitragem fajuta? Eu só pergunto isso, porque se o VAR chamou no jogo do Fluminense e o árbitro voltou atrás no pênalti, não pode ser marcado o do jogo de hoje”, afirmou.
Ainda segundo Asmar, o resultado expõe fragilidades da arbitragem nacional. “O Grêmio empatou o jogo com o Flamengo sem criar uma chance sequer, por causa de Paulo Cesar Zanovelli, e o pior de tudo, esse cara não vai ser punido e vai apitar na próxima rodada. Eu vou ensinar a regra para ele”, concluiu.
Flamengo segura liderança apesar da frustração
Mesmo com o empate amargo, o Flamengo manteve a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. O time de Filipe Luís chegou aos 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, vice-líder. Já o Grêmio, beneficiado pela penalidade convertida, estacionou na 12ª posição com 25 pontos.

RJ – RIO DE JANEIRO – 31/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, FLAMENGO X GREMIO – O arbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva durante partida entre Flamengo e Gremio no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Essa foi a última partida das duas equipes antes da pausa para a Data Fifa. O Flamengo volta a campo no dia 14 de setembro, contra o Juventude, fora de casa. O Grêmio, por sua vez, recebe o Mirassol no dia 13, em Porto Alegre.

Veja também
Arrascaeta brilha em empate do Flamengo contra o Grêmio no Maracanã pelo Brasileirão
O resultado mantém o Rubro-Negro no topo, mas reforça a preocupação com a arbitragem. Para Thiago Asmar, os erros de Paulo Cesar Zanovelli refletem um problema mais amplo: a falta de preparo e de critério no futebol brasileiro.




