O Bahia tem um claro objetivo na temporada: voltar à elite do futebol brasileiro. Com isso em mente, a equipe comandada por Guto Ferreira tem feito sua parte e, apesar de não apresentar um futebol vistoso em todas as partidas, se mantém na vice-liderança da Série B, quatro pontos à frente do Operário-PR, 5ª colocado. Após derrotar o Criciúma por 2 a 1 no último sábado (4), na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada do campeonato, o Esquadrão superou uma marca histórica.
Isso porque, de acordo com o levantamento do GE, o Bahia atingiu seu melhor aproveitamento nas primeiras 10 rodadas da Série B na era dos pontos corridos, já que somou 19 pontos nesse período, ou seja, conquistou 63,3% dos pontos. Vale lembrar que o antigo melhor retrospecto do Esquadrão no início da Segundona aconteceu em 2015, quando a equipe somou 18 pontos, atingindo 60% de aproveitamento. Entretanto, o Tricolor não conquistou o acesso há sete anos.
O número atingido nesta Série B também é superior às edições 2016 e 2010, quando o Bahia voltou ao Brasileirão e, nas primeiras 10 rodadas, terminou com 17 e 16 pontos, respectivamente, ou seja, um aproveitamento de 56,6% e 53,3%. O que ajuda a explicar o sucesso da temporada 2022 é a solidez defensiva, já que os comandados de Guto Ferreira sofreram apenas seis gols no campeonato, gerando uma média de apenas 0,6 gols por partida.
- Em busca do acesso, Bahia supera ‘marca histórica’ de 2015 e atinge seu melhor aproveitamento na Série B
- “Busca uma nova oportunidade”; em final de contrato na Itália, goleiro surge como opção a Muralha no Coritiba
- “Vitória gigante”; Boeck exalta ‘recomeço’ do Fortaleza no Brasileirão e projeta próximos desafios em casa
- “É impressionante”; jornalista deixa Edu ‘de lado’ e define melhor jogador do Cruzeiro na temporada
- Crítico à arbitragem, Abel Ferreira é o técnico com mais cartões no Brasil e o grande ‘perseguido’ no Palmeiras
Além disso, o Esquadrão é, ao lado do Cruzeiro, o dono da melhor campanha como mandante na Segundona, pois triunfou em todos os cinco jogos que disputou em casa. Por outro lado, o Tricolor ainda não equilibrou o desempenho como visitante, tendo somado apenas quatro pontos em cinco partidas, ou seja, um aproveitamento de 26,7%. Em busca do acesso, o Bahia segue se preparando para enfrentar o Sport nesta quarta (8), às 21h30, na Fonte Nova, pela 11ª rodada da Série B.




