Força-tarefa em defesa da arbitragem
A arbitragem do Brasileirão tem sido alvo de diversas polêmicas nas últimas semanas. Os erros levaram os clube brasileiros a se pronunciarem contra árbitros de algumas partidas. Por isso, a ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) e a ABRAFUT (Associação Brasileira dos Árbitros de Futebol) tiveram reunião com o procurador-geral do STJD e com a CBF.
Foi apresentado uma carta de intenções por uma ‘força-tarefa’, para que a arbitragem seja defendida neste final de Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, foram feitos elogios ao trabalho do presidente da CBF, Samir Xaud. As melhorias apresentadas foram comparadas a “um time da Série D que luta para chegar à Série A”.
Segundo o presidente da ANF, “A ANAF vai à Justiça contra quem atacar veladamente ou publicamente a arbitragem. O tempo da covardia cessou. O respeito não se pede, se impõe.” Além disso, a nota afirma que há uma ‘transferência de responsabilidade’, mascarados por ataques aos árbitros.
Elogios à CBF
Apesar do assunto serem os ataques dos clubes aos árbitros, a nota da ANAF e ABRAFUT fez questão de elogiar a CBF. Para as associações, houve clara mudança com Samir Xaud, presidente, e Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da entidade:
“A nova CBF, sob a presidência de Samir Xaud e a direção de arbitragem de Rodrigo Cintra, tem investido e transformado a forma de planejar, projetar e renovar o setor, que herdou uma categoria desestruturada, desmotivada e desacreditada.”
“É claro que já sentimos a mudança nestes poucos meses, na organização, no investimento, em projetos e em uma governança de primeira divisão. Como em qualquer processo sério de reconstrução, os resultados mais visíveis não são imediatos, mas é evidente que há rumo, comando, apoio e coragem para mudar.”

O arbitro Ramon Abatti Abel durante partida entre Sao Paulo e Palmeiras no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Polêmicas no Brasileirão
A mais recente polêmica foi na partida entre Flamengo x Palmeiras. No entanto, erros estão sendo apontados em quase todos os jogos pelos clubes, que também fazem reclamações diretas na CBF. Por conta disso, há uma maior discussão sobre a profissionalização dos árbitros brasileiros.

Veja também
Galvão Bueno apoia Neymar e critica falta de profissionalização da arbitragem após Santos x Vitória




