O Santos tem uma verdadeira final pela frente. No próximo domingo (5), o Peixe encara o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. A equipe comandada por Odair Hellmann precisa a qualquer custo da vitória e ainda precisará torcer por um tropeço do Botafogo-SP contra o São Paulo, em casa, para se classificar às quartas de final do estadual.

O empate contra o Corinthians causou uma dor de cabeça forte em Odair não só pelo empate, mas também pela perda do seu principal jogador para a decisão. Marcos Leonardo levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso da partida em Itu. A advertência se deu após o atacante pressionar a árbitra Edina Alves Batista em sua ida ao VAR para anular o primeiro gol de Yuri Alberto no confronto.

O que já parece ruim fica ainda pior para a torcida santista diante de uma análise do desempenho da equipe sem o seu atacante. Isso porque, o Santos não venceu nenhum dos últimos cinco jogos em que não contou com Marcos Leonardo. Ao todo, foram cinco empates, todos conquistados de maneira suada.

A princípio, o camisa 9 não desfalcava o Peixe desde agosto do ano passado, quando a equipe ficou no 0 a 0 contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Antes disso, ele esteve ausente contra Deportivo Táchira (1 a 1 – Copa Sul-Americana), Atlético-MG (1 a 1 – Brasileirão), Internacional (1 a 1 – Brasileirão) e Unión La Calera (1 a 1 – Copa Sul-Americana).

Até o momento, o técnico Odair Hellmann ainda não definiu quem substituirá Marcos Leonardo no comando do ataque do Santos contra o Ituano. O atacante tem sido fundamental para a equipe. Ao todo, ele já contribuiu com quatro gols e duas assistências na atual temporada.