Elogios ao Fluminense
O Fluminense é o único time brasileiro na semifinal do Mundial de Clubes. Botafogo e Flamengo foram eliminados nas oitavas, enquanto o Palmeiras caiu nas quartas de final. Em entrevista ao ge, o técnico do Bahia, Rogério Ceni, fez elogios ao Fluzão:
“O Fluminense ainda vivo, por mérito, joga e tem competido muito. Tem em Arias a sua principal peça. Jogador diferente. Está fazendo bonito, pegou uma chave com Dortmund na primeira fase. Conseguiu eliminar uma Inter, veio depois de saída de treinador, 5 a 0 pesou muito [derrota na final da Champions League para o PSG]. Mas acho fantástica a campanha do Fluminense, muito mérito.”
Comparação com europeus
Ceni também falou sobre a qualidade do futebol brasileiro e como a distância para os europeus deu uma diminuída. No entanto, também observa que houve uma evolução grande no futebol mundial. E como o poder aquisitivo dos clubes do Brasil melhorou, isso causou uma competitividade maior no Mundial de Clubes:
“Houve uma evolução no futebol mundial, do 7 a 1 para cá você fala de uma Alemanha, mas tem a Espanha. É incrível como a França chega forte e sempre candidata aos títulos. E eu acho que falando de clubes eu acho que o jogador em si melhorou bastante, o poder aquisitivo do futebol brasileiro, que passa a repatriar muita gente em condições ou segurar jogadores por mais tempo que antes eram vendidos num estalar de dedos. Isso beneficia as grandes equipes do futebol brasileiro, por isso acho uma competitividade maior.”
“Eu acho que a distância nesse momento da temporada diminui muito entre os clubes brasileiros para alguns clubes europeus. Eu ainda acho que para o Paris [Saint-Germain], com o passar das semanas, em meio a campeonatos, para o Bayern [de Munique], a diferença pode continuar ainda grande. Mas acho que neste momento mostra, como sempre foi, os brasileiros que foram a Mundiais, não nesse formato, também fizeram jogos duros ou foram placares apresentados.”

Fluminense nas quartas de final do Mundial de Clubes. Foto: Reuters
Fluminense x Chelsea
O Fluminense se prepara para enfrentar o Chelsea na semifinal da Copa do Mundo de Clubes. A equipe inglesa foi a responsável por eliminar o Palmeiras, nas quartas de final. E o Tricolor Carioca não entra como favorito, assim como foi nas últimas partidas.
O duelo decisivo será nesta terça-feira (8), às 16h (horário de Brasília). No MetLife Stadium, em Nova Jersey, o Fluzão busca uma vaga na final do grande torneio mundial.

Veja também
Fluminense x Chelsea: onde assistir, escalações e mais informações sobre a semifinal do Mundial de Clubes