Explicação de Renato Gaúcho
O Fluminense teve uma ótima partida contra a Inter de Milão, mas uma cena acabou chamando ainda mais atenção. Na parada para hidratação do segundo tempo, o zagueiro Thiago Silva deu uma sugestão para o técnico Renato Gaúcho. O defensor indicava mudar o sistema, o que foi aceito pelo treinador. Em coletiva nesta quinta-feira (3), Renato explicou a situação:
“É importante para o treinador ter esse tipo de jogador ou mais de um. Troco bastante ideia com meu grupo e dou essa liberdade para eles. O treinador não vê 100% o jogo. Às vezes o jogador está sentindo algo diferente no campo que pode colocar, ajudar e eu vou analisar ali na hora e ver se é o melhor ou não. Analisei e vi que era a melhor opção. No momento, não tinha pensado nisso porque tinha que sacrificar dois jogadores que não são da posição, mas tudo em prol do time.”
“Às vezes quem está lá vê algo que o treinador não está vendo. Por isso é importante ter esse tipo de jogador, liderança para trocar ideias e ajeitar da melhor maneira. Eu monto o esquema, treino e pergunto se estão conscientes, felizes e aptos a jogar daquela forma. Não adianta montar esquema se o jogador não está feliz daquela forma. Vou muito pelo que eles gostam. Até então, todos eles gostaram apesar do pouco tempo.”
Esquema contra o Al Hilal
Nas oitavas, o Fluminense entrou em campo com três zagueiros, algo que Renato Gaúcho nunca havia feito no time antes. Para enfrentar o Chelsea, o técnico se esquivou de perguntas sobre a formação do Tricolor. Mas afirma que montou da forma que acredita ser melhor contra o adversário das quartas:
“O esquema que montei para amanhã é da maneira que acho que podemos nos dar melhor. A gente sabe que o adversário tem muita velocidade, joga muito bem em contra-ataque. Analisei bem e dessa forma armei minha equipe. Esperamos neutralizar da melhor maneira o adversário. Dessa maneira que a gente pensa e que esperamos jogar amanhã.”

Renato Portaluppi, técnico do Fluminense FC. Foto: Alex Grimm/Getty Images
Fluminense x Al Hilal
O Antenados no Futebol irá fazer a transmissão minuto a minuto do jogo. O Fluminense enfrenta o Al Hilal, time que eliminou o Manchester City nas oitavas de final. A partida será às 16h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.
Buscando uma vaga na semifinal, o Fluzão precisa da vitória. Caso tenha empate no tempo regulamentar, haverá prorrogação. Se a igualdade persistir, a disputa irá para os pênaltis.

Veja também
Renato Portaluppi manda a real sobre esquema do Fluminense contra Al-Hilal: “jogam no contra-ataque”