Palmeiras teme perder titulares no Mundial de Clubes, e Gustavo Gómez e Felipe Anderson preocupam Abel Ferreira

Nova regra pode prejudicar as equipes

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (4). Gilson Lobo/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (4). Gilson Lobo/AGIF

Palmeiras pode ser prejudicado

O Palmeiras pode ser um dos primeiros grandes prejudicados pelas mudanças recentes implementadas pela Fifa no regulamento da Copa do Mundo de Clubes. Assim, as novas diretrizes impactam diretamente o critério de classificação na fase de grupos e endurecem as punições relacionadas a cartões amarelos, fator que já colocou o time em desvantagem na tabela.

Depois do empate sem gols contra o Porto na estreia, o time de Abel Ferreira volta a campo nesta quinta-feira (19), às 13h (de Brasília). O duelo será contra o Al Ahly, do Egito, pela segunda rodada do Grupo A. O Verdão não tem desfalques por lesão ou suspensão, mas três nomes importantes estão pendurados: o próprio técnico Abel, o zagueiro Gustavo Gómez e o meia Felipe Anderson.

Portanto, com o novo formato da competição, a Fifa reduziu a tolerância aos cartões amarelos. Agora, ao invés de três advertências, dois cartões já resultam em suspensão automática. Além disso, os cartões só serão zerados a partir das quartas de final, o que exige ainda mais cautela das equipes que buscam avançar no torneio sem comprometer seus elencos.

PUBLICIDADE

Não se trata apenas de punição individual. Os cartões também passaram a pesar no critério de desempate da fase de grupos, servindo como segundo fator classificatório. Nesse cenário, o Palmeiras já sofre consequências: embora tenha os mesmos três pontos que o Al Ahly, figura atualmente na terceira colocação, devido ao maior número de cartões recebidos na estreia.

Abel Ferreira pode fazer mudanças

Diante desse panorama, a comissão técnica cogita realizar mudanças na equipe titular. Nos treinos que antecederam o confronto contra os egípcios, surgiu a possibilidade de Abel Ferreira promover as entradas de Paulinho e Flaco López, ambos bem avaliados após saírem do banco no empate diante do Porto.

Dessa forma, durante a última atividade antes do jogo decisivo, o elenco participou de um trabalho de ativação física seguido por um treino recreativo. Na sequência, a comissão técnica iniciou os ajustes táticos e testou formações alternativas, em um trabalho parcialmente fechado à imprensa, o que manteve o mistério sobre a escalação inicial.

PUBLICIDADE
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras . Marcello Zambrana/AGIF

Último Palmeiras x Al Ahly

Este será o terceiro embate da história entre Palmeiras e Al Ahly. O último ocorreu na edição de 2021 do Mundial de Clubes (disputada em 2022), quando o Verdão venceu por 2 a 0. Naquela ocasião, oito jogadores que compõem o atual elenco estavam no grupo, cinco deles como titulares: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Piquerez e Raphael Veiga, que marcou um dos gols.

Estêvão vira temor no Egito e Palmeiras preocupa Al Ahly no Mundial de Clubes: “confronto duro e difícil”

Veja também

Completavam o banco de reservas naquela partida os nomes de Marcelo Lomba, Mayke e Murilo, que, embora relacionados, não foram utilizados por Abel Ferreira. Aliás, a formação alviverde naquela vitória foi composta por: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Danilo e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Após superar o time egípcio, o Palmeiras chegou à final, mas acabou derrotado pelo Chelsea na prorrogação.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Elenco do Botafogo aceita parcelamento da premiação do Mundial de Clubes
Times

Elenco do Botafogo aceita parcelamento da premiação do Mundial de Clubes

Filipe Luís perde analista de desempenho do Flamengo que foi decisivo no Mundial
Flamengo

Filipe Luís perde analista de desempenho do Flamengo que foi decisivo no Mundial

Carlo Ancelotti opina sobre clubes e jogadores brasileiros no Mundial de Clubes
Campeonato Mundial de Clubes

Carlo Ancelotti opina sobre clubes e jogadores brasileiros no Mundial de Clubes

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo