Palmeiras pode ser prejudicado
O Palmeiras pode ser um dos primeiros grandes prejudicados pelas mudanças recentes implementadas pela Fifa no regulamento da Copa do Mundo de Clubes. Assim, as novas diretrizes impactam diretamente o critério de classificação na fase de grupos e endurecem as punições relacionadas a cartões amarelos, fator que já colocou o time em desvantagem na tabela.
Depois do empate sem gols contra o Porto na estreia, o time de Abel Ferreira volta a campo nesta quinta-feira (19), às 13h (de Brasília). O duelo será contra o Al Ahly, do Egito, pela segunda rodada do Grupo A. O Verdão não tem desfalques por lesão ou suspensão, mas três nomes importantes estão pendurados: o próprio técnico Abel, o zagueiro Gustavo Gómez e o meia Felipe Anderson.
Portanto, com o novo formato da competição, a Fifa reduziu a tolerância aos cartões amarelos. Agora, ao invés de três advertências, dois cartões já resultam em suspensão automática. Além disso, os cartões só serão zerados a partir das quartas de final, o que exige ainda mais cautela das equipes que buscam avançar no torneio sem comprometer seus elencos.
Não se trata apenas de punição individual. Os cartões também passaram a pesar no critério de desempate da fase de grupos, servindo como segundo fator classificatório. Nesse cenário, o Palmeiras já sofre consequências: embora tenha os mesmos três pontos que o Al Ahly, figura atualmente na terceira colocação, devido ao maior número de cartões recebidos na estreia.
Abel Ferreira pode fazer mudanças
Diante desse panorama, a comissão técnica cogita realizar mudanças na equipe titular. Nos treinos que antecederam o confronto contra os egípcios, surgiu a possibilidade de Abel Ferreira promover as entradas de Paulinho e Flaco López, ambos bem avaliados após saírem do banco no empate diante do Porto.
Dessa forma, durante a última atividade antes do jogo decisivo, o elenco participou de um trabalho de ativação física seguido por um treino recreativo. Na sequência, a comissão técnica iniciou os ajustes táticos e testou formações alternativas, em um trabalho parcialmente fechado à imprensa, o que manteve o mistério sobre a escalação inicial.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras . Marcello Zambrana/AGIF
Último Palmeiras x Al Ahly
Este será o terceiro embate da história entre Palmeiras e Al Ahly. O último ocorreu na edição de 2021 do Mundial de Clubes (disputada em 2022), quando o Verdão venceu por 2 a 0. Naquela ocasião, oito jogadores que compõem o atual elenco estavam no grupo, cinco deles como titulares: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Piquerez e Raphael Veiga, que marcou um dos gols.

Veja também
Estêvão vira temor no Egito e Palmeiras preocupa Al Ahly no Mundial de Clubes: “confronto duro e difícil”
Completavam o banco de reservas naquela partida os nomes de Marcelo Lomba, Mayke e Murilo, que, embora relacionados, não foram utilizados por Abel Ferreira. Aliás, a formação alviverde naquela vitória foi composta por: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Danilo e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Após superar o time egípcio, o Palmeiras chegou à final, mas acabou derrotado pelo Chelsea na prorrogação.




