Cicinho ficou com ‘pé atrás’ com atuação do Flamengo
Apesar de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo terem iniciado a Copa do Mundo de Clubes da Fifa sem derrotas, a atuação que mais chamou a atenção do ex-jogador e comentarista Cicinho foi a do time comandado por Renato Gaúcho. Assim, para ele, o Fluminense, mesmo com o empate sem gols diante do Borussia Dortmund, apresentou o futebol mais consistente entre os brasileiros na primeira rodada do torneio.
Assim, durante participação no programa Jogo Aberto, da Band, exibido na quarta-feira (18), Cicinho analisou o desempenho das equipes nacionais e fez questão de elogiar o sistema tático e a movimentação dos atletas do Tricolor carioca. Apesar de reconhecer a superioridade do Flamengo diante do Espérance, da Tunísia, o ex-lateral destacou que o nível técnico do adversário era bem inferior ao do clube alemão enfrentado pelo Fluminense.
“O Flamengo dominou a partida contra um rival de pouca tradição, e isso era o mínimo esperado. Mas quando se trata de desempenho coletivo, variação de posicionamento e leitura de jogo, o Fluminense se destacou. Foi o time que mais me agradou“, afirmou o comentarista ao ser questionado por Renata Fan sobre qual clube brasileiro havia se saído melhor na estreia.
Elogios a Renato Gaúcho
Além disso, Cicinho atribuiu o bom rendimento do Fluminense à proposta tática elaborada por Renato Gaúcho. Segundo ele, a fluidez dos movimentos em campo foi um diferencial contra um adversário europeu acostumado a um estilo de jogo mais rígido e padronizado. Conforme avaliou, essa dinâmica acabou confundindo o sistema defensivo do Borussia Dortmund, semifinalista da última edição da Liga dos Campeões.
“O Renato preparou o time para alternar constantemente suas posições dentro de campo. E contra uma equipe europeia, que muitas vezes atua de forma automatizada, essa movimentação deixa o adversário perdido. O Fluminense foi maduro, não sofreu, e mereceu destaque“, acrescentou.
Apesar da preferência momentânea pelo futebol apresentado pelo Fluminense, Cicinho ainda vê o Flamengo como o principal candidato brasileiro a avançar mais longe na competição. Quando retomaram o assunto, Cicinho reafirmou sua opinião: “Meu palpite continua o mesmo: o Flamengo é quem tem mais chances de chegar até o final.”

Arrascaeta comemorando seu gol pelo Flamengo no Mundial de Clubes.
Próxima rodada dos brasileiros no Mundial
A sequência da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes contará com novos desafios para os times brasileiros. O Palmeiras entrará em campo às 13h (horário de Brasília), diante do Al Ahly, do Egito, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Mais tarde, às 22h, o Botafogo enfrentará o poderoso Paris Saint-Germain, no tradicional Rose Bowl, em Los Angeles.

Veja também
Filipe Luís admite atuação discreta de Pedro em estreia do Flamengo no Mundial: “Depende dele”
Já o Flamengo voltará a atuar na sexta-feira (20), às 15h, contra o Chelsea, no Lincoln Financial Center, localizado na Filadélfia. Por fim, o Fluminense encerrará a participação brasileira na segunda rodada ao enfrentar o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, no sábado (21), às 19h, novamente no MetLife Stadium, em Nova Jersey.